Segurança

Turma em homenagem a policial natural de Lauro Müller forma mais de 200 novos sargentos

Foto: Divulgação/PMSC

Nascido em Lauro Muller, o segundo sargento da Polícia Militar de Santa Catarina, Manoel Jailson Adriano, promovido dias antes de morrer, após ser atropelado em serviço em uma barreira policial, na Rodovia SC-446, em sua terra Natal, foi homenageado ao ter o nome escolhido para a designar o Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2022.

Na tarde desta quinta-feira, 08, foi realizada a formatura da turma composta por 217 alunos. A cerimônia aconteceu  na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis. Os alunos foram formados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) da APMT, estando aptos e prontos para o cumprimento de inúmeras missões no campo da segurança pública.

Após cerca de nove meses de curso e 1.170 horas/aula, a solenidade materializou a colação de grau dos formandos no Curso de Especialização Lato Sensu em Processos Gerenciais da Segurança Pública, estando no currículo muitas horas de instrução, estágios, escalas de serviço e operações no campo da segurança pública, dando enfoque para as atividades desenvolvidas pelos sargentos na PMSC, capacitando-os para comandar, conduzir e bem orientar as respectivas frações de tropa.

O Curso de Formação de Sargento foi realizado dentro da filosofia de Segurança Pública, implantada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. A capacitação iniciou no dia 21 de março de 2022 e foi totalmente voltada para a defesa do cidadão e da sociedade, tendo por objetivo primordial reorientar a concepção de polícia, assegurando a renovação e atualização dos conhecimentos voltados para as novas funções exercidas. Após a formatura, os alunos são declarados 3º Sargento da PMSC.

O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, afirmou que “esses policiais saem desta academia ainda mais preparados para atender a nossa população em toda e qualquer situação. O aperfeiçoamento e promoção da nossa tropa mostra o quão comprometidos estamos com a valorização dos nossos militares, o que torna a PMSC um exemplo de segurança pública”.

O primeiro colocado da turma com média 9,90, na classificação geral do CFS, sargento Franciane de Bitencourt, foi agraciada com os prêmios Associação de Praças do Estado de Santa Catarina e Associação dos Militares Estaduais de Santa Catarina, gratificação estas, conferidas ao primeiro colocado no curso de formação. Além disto, a primeira colocada recebeu a medalha Feliciano Nunes Pires, categoria ouro, conforme previsão do Decreto 25.555 de dezembro de 1984.

Na oportunidade, foram realizadas diversas premiações pelo esforço e dedicação daqueles que se destacaram no decorrer da formação, em várias áreas de conhecimento, como Direitos Humanos, Disciplinas Policiais e Disciplinas Militares.

Também participaram da cerimônia, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jardel Carlito da Silva, o diretor da APMT, coronel Ricardo Alves da Silva, do comandante Esfap, tenente-coronel Fred Hilton Gonçalves da Silva, além de demais autoridades militares, civis e familiares dos formandos.

Nome da turma

Nascido em 25 de novembro de 1972, o sargento Manoel Jailson Adriano tinha 49 anos e incorporou na Polícia Militar de Santa Catarina no dia 06 de outubro de 1994. Foi promovido à graduação de cabo em 2014, a terceiro sargento em 2016 e a segundo sargento em agosto de 2022.

Atuava há vinte e sete anos na corporação. Serviu no 9º Batalhão de Polícia Militar e na Polícia Militar Rodoviária, onde trabalhava no posto número 15, situado no município de Lauro Müller.

Foi um policial militar dedicado e exemplar, possuindo em sua ficha vários elogios por bons serviços prestados, além de várias condecorações. Faleceu no dia 15 de agosto de 2022 deixando esposa e três filhas.

 

Notícias Relacionadas

Operação “Estação Inverno Santa Catarina” será lançada no Estado

Campanha Sinal Vermelho completa 3 anos em 2023

Novo comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de Braço do Norte assume a função

Influenciadora é abordada por cometer infrações de trânsito ao conduzir uma motocicleta em Balneário Camboriú