Geral

Última fase das obras da Henrique Lage inicia na semana que vem

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

A repavimentação do último trecho a ser trabalhado na Rua Henrique Lage inicia na próxima segunda-feira (24). Após a liberação da Celesc, que tem realizado a adequação da rede elétrica no local, prevista para o fim desta semana, a Secretaria do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana fechará a rua para a retirada da capa asfáltica, a realização dos trabalhos de topografia e colocação de pavers.

A adequação da fiação elétrica dos prédios localizados na Henrique Lage é uma das grandes dúvidas em relação à previsão do início da pavimentação, mas segundo o supervisor de projetos e construções da Celesc, Marcelo De Vila Oliveira, os prazos não serão alterados. “Não há a necessidade trocar a fiação dos prédios. Nós iremos apenas quebrar algumas paredes para que as mangueiras que ligam a rede subterrânea cheguem aos medidores”, explicou Oliveira.

A rede subterrânea evita que a fiação passe por cima das marquises, evitando fraudes elétricas e garantindo a segurança no local. “As obras por parte da Celesc estão bem adiantadas. Se o tempo permitir, encerraremos ainda nesta semana nossos trabalhos, para que a Secretaria de Infraestrutura possa iniciar o seu”, pontuou o supervisor. Marcelo ainda frisou que a Companhia tem realizado estudos para que não haja maiores custos aos consumidores da Henrique Lage.

A rede subterrânea vai ser executada na Henrique Lage, entre as ruas João Pessoa e Vitório Serafim. O valor do investimento é de R$ 1,5 milhão em uma extensão de 880 metros de rede.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, André De Luca, as previsões para a entrega da Rua ainda permanecem as mesmas, novembro de 2013. “Nossa expectativa é que ainda possamos entregar a rua antes do prazo, o que acreditamos que seja possível, tendo em vista que temos nos empenhado nesta realização”, frisou De Luca. “Na medida do possível iremos liberando os trechos da rua”, complementou o secretário.

Padronização de ruas

O secretário André de Luca afirmou que a padronização da rua ocorrerá tal como a da Coronel Pedro Benedet. “Quando pronta a Henrique Lage valorizará os consumidores que passarão por ela, da mesma forma que o comércio local, aumentando o fluxo de pedestres e carros, melhorando a economia”, garantiu.

A empresa Fecel Engenharia e Construções Ltda, mesma empreiteira que finalizou a Rua Coronel Pedro Benedet é a responsável pelo encerramento da obra na Rua Henrique Lage.

Matheus Reis/Decom Prefeitura de Criciúma