Saúde

Um morre e 20 são internados com desidratação em Içara

Conforme hospital, pacientes estavam com quadro de desidratação

Foto: Marco Antônio Mendes / RBSTV

Foto: Marco Antônio Mendes / RBSTV

O Hospital São Donato, em Içara, no Sul catarinense, recebeu na tarde de quarta-feira (10) 21 pacientes de um centro de recuperação de drogas em Balneário Rincão com quadro de desidratação. Um deles, um homem de 43 anos, faleceu. A causa da morte e do surto coletivo não foram confirmadas até a manhã desta sexta (12) pelo hospital ou pela Secretaria de Saúde do município.

Segundo a secretária de Saúde de Balneário Rincão, Renata Zacarol, o que provocou a morte deve ser descoberto entre esta sexta e segunda-feira (15), após as informações do Serviço de Verificação de Óbitos. Os exames laboratoriais com as causas da desidratação coletiva devem ficar prontos em sete dias.

A secretária confirma que o paciente que veio a óbito era cardíaco, entretanto, não é possível correlacionar até o momento a questão à morte. Os outros 20 internos do centro de reabilitação Desafio Vida Jovem, que têm entre 20 a 45 anos e têm apoio no combate à dependência química local, receberam alta na quinta (11).

A Vigilância Sanitária realizou ainda na quinta-feira uma vistoria na comunidade terapêutica. O local estava sem o alvará de funcionamento. As questões sanitárias, no entanto, estavam regulares. Nesta sexta, foi coletado de dois funcionários da cozinha do local amostras de residuos embaixo das unhas, para o exame micológico, que pode detectar se houve problemas na preparação dos alimentos. 

Conforme o site G1 SC, o centro de reabilitação Desafio Vida Jovem informou à RBS TV nesta sexta que não irá se pronunciar sobre o caso.