Geral

Uma amizade única entre humanos e animais

O espetáculo só ocorre em três lugares do mundo, um deles em Laguna

Além do Carnaval, um dos principais do sul de Santa Catarina, Laguna reserva espetáculos da natureza que muitos visitantes não conhecem. E sem pagar nada por isso! Os argentinos Gonzalo Quevedo, 28 anos, e Daniela Menqo, 27, ficaram admirados com a cumplicidade entre os pescadores e os golfinhos.

Nada mais justo. Afinal, a pesca com botos só ocorre em três lugares do mundo: na costa da Austrália, na Mauritânia (no continente africano) e em Laguna. Ocorre principalmente de abril a junho, temporada da tainha, no Molhes da Barra. “É a primeira vez que venho a Laguna, o espetáculo dos botos é belo”, destacou Gonzalo.

Os golfinhos ajudam os amigos humanos a capturar os peixes, que podem vir em abundância de uma só vez. Mas nem todos os humanos são amigos, alerta o experiente pescador Sebastião Antonio Castro, 77 anos. “Os botos estão indo embora, estão morrendo. “Estão colocando redes, o barulho dos jet skis os assusta”, lamenta.

O lagunense Rafael Caruso de Castro Faria engrossou o pedido de atenção. “Esperamos que seja feita alguma coisa agora, para que no futuro a pesca com auxílio dos botos não seja apenas uma lembrança na memória daqueles que tiveram o prazer de presenciar o espetáculo maravilhoso que esses animais nos dão quase que diariamente”, escreveu ele por email.

Segundo o Jornal Notisul, o uso de jet skis no canal é proibido pela lei 817, de 2001. No mês passado, a Fundação Lagunense do Meio Ambiente fixou uma placa para reforçar a regra e colocou barreiras para evitar que os veículos aquáticos sejam descarregados às margens.