Geral

Uma data para celebrar o atendimento ao público

Somente no Criciúma Shopping, 800 empregos diretos são gerados, o que representa um acréscimo significativo na economia do município

Atender ao público, vender, oferecer e conhecer produtos diferenciados não são tarefas fáceis. É um trabalho que exige dedicação, experiência e, como não poderia deixar de ser, reconhecimento. Para celebrar as pessoas que trabalham para atender bem ao cliente, hoje é comemorado o Dia do Comerciante. Profissão, esta, responsável por fazer o Brasil crescer, ditando o modo de vida da sociedade e transformando crises em oportunidades, incertezas em segurança e desigualdade em justiça social.

Em Criciúma, o maior shopping da cidade é responsável por gerar aproximadamente 800 empregos diretos, o que representa uma importância significativa na economia municipal. Conforme a gerente de marketing do Criciúma, Neide Medeiros, muitos dos comerciantes estão no espaço desde que ele abriu, há 16 anos. “São pessoas que acreditaram no trabalho do shopping e arriscaram, vindo para cá sem saber se daria certo ou não. O resultado está aí, dezenas de comerciantes satisfeitos com a localização de seus empreendimentos”, define Neide.

Uma das primeiras comerciantes a se estabelecerem no espaço foi Candida Elizabeth El Hawat, da Beth Joias. Ela já tinha uma loja no Centro da cidade, mas resolveu transferi-la para o empreendimento quando ele abriu. “Foi um início muito difícil. Havia poucas lojas instaladas, e nenhuma de grande porte para atrair ainda mais o público. Foram anos de luta e de muito trabalho. O Criciúma não era conhecido, não tinha um nome forte, mas aos poucos esse cenário mudou. Hoje, não existe alguém, aqui na região, que não conheça o nosso shopping”, esclarece.

Assim como Candida, Merin Zeni Bertoli, da Casa e Objeto, viu no local uma chance de crescimento. Ela investiu em uma sala e colocou a loja de decoração. Aos poucos, o estabelecimento foi crescendo, sendo necessários outros espaços, e hoje já conta com uma filial. “Foi uma oportunidade, trabalhei bastante e consegui crescimento a partir daqui de dentro. O segredo da longevidade é trabalhar corretamente, com muita dedicação e respeito, que aí o negócio dá certo”, conta. “O começo foi bastante difícil, sim, até porque na época as pessoas ainda tinham a impressão de que tudo no shopping era muito caro, que passear aqui era só para quem tivesse dinheiro, mas aos poucos isso mudou”, explana.

Para Neide, é motivo de orgulho poder comemorar o Dia do Comerciante sabendo que o Criciúma foi o primeiro grande shopping da cidade e que movimenta a economia do município através de centenas de postos de trabalho e do comércio direto. “Ficamos muito contentes ao ver que o nome do shopping é forte. Agradecemos a todos os comerciantes por isso, eles merecem o nosso reconhecimento e carinho”, expõe.

Sobre o Criciúma Shopping

Localizado no Sul de Santa Catarina, o Criciúma Shopping se apresenta como um opção de compras, gastronomia e lazer não apenas para moradores da cidade, mas também para pessoas dos onze municípios vizinhos, integrantes da Região Carbonífera, que tem mais de 400 mil habitantes.

Inaugurado em 29 de outubro de 1996, o Criciúma  Shopping colaborou com a descentralização do comércio no município, ao criar um espaço com lojas de departamento e de marcas renomadas e estacionamento fácil. Fixado no bairro Próspera, um dos que mais cresce em Criciúma, o shopping tornou-se sinônimo de moda e estilo, seja pelos produtos que oferece, seja pelos eventos que realiza, aliados a uma preocupação com o atendimento ao cliente e a implantação de um mix variado de produtos e serviços.

O Criciúma abriga em cerca de 16,5 mil metros quadrados de área construída, duas âncoras (Havan e Americanas), e 100 lojas satélites, entre elas franquias já consagradas nacionalmente, como Lupo, O Boticário, Bobs, Cacau Show, Le Postiche, Arco-Iris Cinemas,  Art Play, World Tênis, Bar, Chilli Beans, Hering, Restaurante e Boliche da Brahma, entre outros.

Samira Pereira/Ápice Comunicação