Educação

Unesc ocupa a Nereu Ramos em ação pela valorização do professor

Virada Cultural segue com atividades até às 18h30min

“O único caminho para uma sociedade mais digna e justa é pela educação”. A reflexão foi feita pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, na abertura da Virada Cultural, que ocorre nesta quinta-feira (15), até às 18h30, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. O evento, realizado pela Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação – UNA HCE, marca o encerramento das ações da Universidade em comemoração ao Dia do Professor, iniciadas em 1º de outubro.

“Essa atividade tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da formação do professor e sobre o risco que a sociedade corre pela falta da valorização desse profissional, seja pelas condições de trabalho ou pelo salário. Enquanto em muitos outros países, ser professor é uma das primeiras escolhas dos jovens, no Brasil é uma das últimas. E isso é um sinal de alerta”, ressalta o reitor da Unesc.

Professores e toda a comunidade que passarem pelo local terão acesso a música, intervenções artísticas, roda de leitura e debates sobre a profissão de professor com representantes das Secretarias de Educação de diversos municípios. “É emocionante ver um movimento pensado no coletivo se tornar realidade. Sejam muito bem-vindos e aproveitem porque hoje o dia é de vocês”, destaca a diretora da UNAHCE, Angela Back.

Ocupação dos Espaços Sociais de Ampla Circulação

A Virada Cultural faz parte da “Ocupação dos Espaços Sociais de Ampla Circulação”, ação realizada dentro do Programa de Valorização à Docência da UNA HCE, que em 2014 lançou a campanha “Professor, Orgulho de Ser”. Os objetivos das atividades são, além de comemorar a data e refletir sobre a profissão, provocar discussões sobre a Educação Contemporânea e permitir uma troca de experiência com a comunidade e sensibilizar para a valorização do professor.

Confira a programação da Virada Cultural

9h30 – Linguagem musical (MPB com referência ao Dia do Professor) com os professores Richarles Souza de Carvalho e José Carlos Virtuoso;

10 horas – Mobilização dos bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unesc);

10h30 – Linguagem musical com Luiza Cechinel;

11 horas – Espaço para manifestações artísticas de estudantes dos cursos de Licenciatura da Unesc;

11h45 – Atividades rítmicas com alunos do curso de Educação Física da Unesc;

12h10 – Intervenção artística com música e poesia com o professor Gladir da Silva Cabral;

12h30 – Rodas de leitura com os cursos de Letras, Artes Visuais e Pedagogia;

13 horas – Espaço para manifestações artísticas de professores da Universidade;

14 horas – Roda de conversa com representantes das Secretarias de Educação de municípios da região;

15h30 – Roda de Viola com Rosimar Ghisi e Carlos Ghisi;

16h30 – Linguagem musical com Márcio Justo;

17 horas – Roda de conversa com representantes do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores na Educação) e do Siserp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região);

18 horas – Atividades rítmicas com alunos do curso de Educação Física da Unesc.

Colaboração: Davi Carrer / Comunicação Unesc

[soliloquy id=”151976″]