Geral

Unibave realiza II Seminário de Homeopatia Agropecuária do Sul de Santa Catarina

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave está com inscrições abertas até o dia 24 de julho para o II Seminário de Homeopatia Agropecuária do Sul de Santa Catarina, que será realizado no dia 28 de julho, das 8 às 18h, no Centro de Vivências. O evento é resultado de uma parceria entre a Epagri e o Unibave.

O seminário abordará a homeopatia, que é uma terapia não residual, já conhecida no estabelecimento da saúde de humanos e vem ganhando cada vez mais espaço na agricultura, já que os preparados homeopáticos podem ser utilizados em humanos, animais e vegetais. “A homeopatia pode ser usada em animais de produção de leite, carnes e ovos, em cultivos vegetais para o manejo de insetos-praga, doenças e promoção da fertilidade e equilíbrio das plantas”, salientou a coordenadora do curso de Agronomia do Unibave, Janaína Veronezi Alberton.

O seminário é destinado aos colaboradores de cooperativas e associações da região Sul de Santa Catarina, empresas de serviços agropecuários, clínicas veterinárias, agricultores, profissionais e estudantes das áreas de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, tendo o objetivo de capacitá-los e disseminar a terapêutica homeopática aos profissionais que atuam em regiões de Santa Catarina propícias à contaminação dos recursos naturais por agrotóxicos, drogas veterinárias e fármacos sintéticos.

Segundo a professora e engenheira agrônoma, Tatiani Modolon, que é umas das organizadoras do evento, recentemente, tem aumentado a demanda por tecnologias com menor impacto ao meio ambiente mais acessíveis ao agricultor de baixa renda. Este é o caso do uso de preparados homeopáticos. “A Homeopatia constitui uma referência científica-metodológica com grande potencial para atender a essas exigências. Por utilizar substâncias em altas diluições e de baixo custo, apresenta impacto ambiental irrelevante e possibilita inclusão social de pequenos e médios agricultores no processo produtivo”, apontou Tatiani.

Serão diversas palestras, debates e mesa redonda com profissionais da área e relato de experiências dos produtores rurais. A participação é gratuita e dará direito ao acesso nas palestras, expositores, alimentação durante o evento e certificado de participação. A inscrição pode ser feita pelo site www.unibave.net

Programação:

8h: entrega do material aos participantes.

8h30min: café de recepção.

9h: abertura oficial com autoridades do Unibave, Epagri e Fapesc.

10 às 12h: palestra “Homeopatia Agropecuária Sustentável” com a médica veterinária homeopata, Mônica Filomena Assis de Souza, de Campo Grande, MS.

12 às 13h30min: intervalo para o almoço dentro do evento.

13h30min às 13h45min: dinâmica motivacional para retorno ao evento.

13h45min às 15h15min: palestra “Homeopatia na Sanidade Animal” com o médico veterinário homeopata, Alexandre Mendonça, de Campinas do Sul, RS.

15h15min às 15h45min: intervalo.

15h45min às 17h15min: palestra “Homeopatia em Plantas e Experiências Homeopáticas na Região Oeste do Paraná” com a engenheira agrônoma homeopata, Márcia Vargas Toledo, de Marechal Cândido Rondon, PR.

17h15min às 17h45min: mesa redonda “Homeopatia Agropecuária em Santa Catarina”.  Debate medido pelo engenheiro agrônomo e pesquisador em homeopatia vegetal da Epagri de Lages, Pedro Boff, com a colaboração dos palestrantes e pela engenheira agrônoma docente da Udesc/CAV, Mari Inês Carissimi Boff, pelo médico veterinário homeopata, Marcelo Silva Pedroso, da Epagri Regional de Criciúma e pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária do Unibave, Guilherme Valente de Souza.

Colaboração: Thaiara Pilon / Comunicação Unibave