Segurança

Unidades prisionais da região Sul ganham destaque durante a Mostra Laboral

Evento reúne, em Florianópolis, produtos desenvolvidos em unidades de Santa Catarina e de todo o Brasil

Os produtos fabricados por apenados da Penitenciária Sul e Presídio Santa Augusta, de Criciúma, como janelas de alumínio, chuveiros e torneiras elétricas podem ser conhecidos na 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, que iniciou na última terça-feira e segue até quinta-feira (17), no Centro Integrado de Cultura – CIC, em Florianópolis.

“Temos muito orgulho em sediar  a 1ª Mostra Laboral Nacional como titular da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e mais ainda vendo os produtos de Santa Catarina e da região Sul se destacando”, enfatiza a secretária da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca. “Nossa responsabilidade, enquanto gestores públicos, é buscar a dignidade da pessoa, a qual se concretiza pela ressocialização do apenado e sua inserção no mercado de trabalho”, complementa.

Na Penitenciária Sul são confeccionados chuveiros e torneiras elétricas (80 apenados), roupas jeans (25 apenados) e embalagens de tintas e complementos (10 apenados). “Ainda são produzidas diariamente 1.100 janelas de alumínio, trabalho realizado por 100 apenados em dois turnos de trabalho”, conta o gestor da unidade Deiveison Querino Batista. O Presídio Regional de Criciúma, o Santa Augusta, também levou um trabalho de destaque para a Mostra Laboral com as janelas de alumínio, portas de madeira e artefatos de cimento.

Além da exposição, quem visitar a Mostra Laboral poderá conhecer as políticas de trabalho adotadas nas unidades prisionais de todo o Brasil e as empresas que oferecem vaga de trabalho aos detentos. O evento é organizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania e pelo Ministério da Justiça.

Programação intensa

Outros produtos catarinenses estão expostos no espaço de 400 metros quadrados  como peças de artesanato, malharia, roupas ecológicas, fogões, móveis, bicicletas, lâmpadas e brinquedos. Também foi erguida uma casa pré-fabricada em uma unidade prisional e mobiliada com tudo o que é feito nas penitenciárias e nos presídios de Santa Catarina.

Já na sala Lindolf Bell, no interior do CIC, o público pode conhecer as atividades laborais que são desenvolvidas em todos os estados brasileiros. Paralelamente à mostra, são realizados seminários e conferências sobre assuntos ligados ao trabalho nas unidades prisionais com reconhecidos especialistas no tema.

Colaboração: Leonardo Zanin / Ápice Comunicação

[soliloquy id=”147462″]