Educação

UniSatc aprova mais de R$ 2,7 milhões em projetos de pesquisa

Estudos envolvem projetos nas áreas da Engenharia e Comunicação

Divulgação

O ano de 2021 foi produtivo na área de pesquisa e inovação da UniSatc. Novos projetos foram submetidos a institutos de fomento e conseguiram aprovação. No total foram aprovados 17 projetos totalizando o aporte financeiro de R$ 2,7 milhões. São estudos que envolvem as áreas das Engenharias e da Comunicação, movimentando mais de 40 pessoas, entre pesquisadores e bolsistas.

O foco na pesquisa fortalece traços do DNA Satc, que são a tecnologia e inovação. Os estudos seguem durante os próximos anos, com o incentivo de agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Eletrobrás.

“Temos como foco realizar a pesquisa aplicada. Ou seja, procuramos gerar conhecimento para uso prático e imediato. Neste sentido, várias especialidades podem ser necessárias para atingir o êxito no projeto. E essa gama diversificada de pesquisadores nós temos. Assim, muitos projetos em diferentes áreas de conhecimento estão sendo submetidos a fontes de fomento, com bom resultado em aprovação”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UniSatc, Luciano Bilessimo.

Os estudos envolvem toda a cadeia produtiva do carvão mineral, mas também questões ambientais, como o “Projeto Palmito: conservando e recuperando a biodiversidade da espécie na Mata Atlântica Sul”, que será coordenado pelo pesquisador Mauro dos Santos Zavarize. Outras propostas envolvem incentivos ao empreendedorismo criativo, práticas inovadoras no ensino universitário e testes de fertilizantes híbridos.

Conforme o pró-reitor, a UniSatc procura unir pesquisadores e acadêmicos de áreas distintas para uma atuação em conjunto. “Isso contribui para a diversificação dos projetos. É muito importante para nós agregar soluções em busca da sustentabilidade regional”, pondera.

Notícias Relacionadas

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Lua minguante favorece observação do fenômeno

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados