Moda

Unisul desenvolve uniforme para velejadores do Iate Clube de Santa Catarina

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os alunos da terceira fase do curso de Moda – campus Grande Florianópolis – exploram até sábado (14), um ambiente de aprendizagem diferenciado, na Praia de Jurerê, em Florianópolis. Eles pesquisam os uniformes dos atletas no Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, que vale como Seletiva Nacional de Vela para o Mundial da categoria Optimist. O objetivo é desenvolver uma linha de uniformes para os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina. As produções dos uniformes serão apresentadas no final do semestre.

Após a passagem dos principais veleiros oceânicos por Florianópolis em fevereiro, durante as disputas do Circuito Oceânico, neste mês de março os barcos monotipos são o centro das atenções na raia de Jurerê. “Esse estudo de campo verifica as necessidades, tecidos mais adequados, as preferências dos atletas, o que já existe no mercado para o esporte, as carências, além de um estudo ergonômico”, explicou a professora do curso de Moda Tatiana Correa.

A coordenadora do curso, Adriana Canto, desenhou as medalhas e troféus para a competição. “Essa parceria do curso de Moda com o Iate Clube de Santa Catarina projeta a confecção de uniformes para os competidores da Classe Optimst. Em um segundo momento, pretendemos estender essa produção para as outras categorias e colaboradores do clube”, afirmou a coordenadora. 

A seletiva nacional apontará os cinco classificados para o mundial da classe, que acontece em Kamien Pormorski, na Polônia, no final de agosto. Para a professora Tatiana, o profissional de Moda pode explorar diversos universos no mesmo esporte. “Amanhã, por exemplo, teremos a cerimônia de premiação da competição. A ocasião exige outro tipo de uniforme e tem também a questão dos acessórios”, comentou.

Colaboração: Cilene Macedo