Poder Executivo

Usina é vista como solução para iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Foto: Ronaldo Amboni

A Prefeitura de Laguna e representantes da Eletrosul voltaram a se reunir para definir a melhor área para instalação da primeira Usina Termosolar do Brasil. Laguna foi escolhida para receber o projeto inédito, através de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Dois locais são avaliados: uma área no porto pesqueiro e uma área pública no Laguna Internacional. A Secretaria de Planejamento realizará uma visita técnica no terreno, que pertence à prefeitura, para avaliar a viabilidade de utilizar o espaço.

A usina ocupará uma área de aproximadamente 1,5 hectare, com investimento de R$15 milhões. O projeto experimental tem o objetivo de avaliar a eficiência dessa tecnologia, além de fomentar a nacionalização da mesma por meio da capacitação de universitários, para que empresas brasileiras produzam os materiais e máquinas necessárias a este tipo de usina. Atualmente tudo é importado.

A energia que será utilizada na Termosolar será por meio de cilindro parabólico e é totalmente limpa e renovável. O projeto está em fase de estudos de viabilidade técnica. Após a aprovação, terá um prazo de execução de 36 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

“Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, explica Candemil.

Com informações do site Diário Catarinense

Notícias Relacionadas

Estacionamento e obra parada são alvos de protesto em Laguna

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

Três anos depois de inaugurada, Ponte Anita Garibaldi continua “sem dono”

Liminar determina atualização de valores repassados a hospital filantrópico de Laguna

Recursos provenientes de convênios firmados com o Município de Laguna e o Estado de Santa Catarina estão sem atualização monetária, enquanto déficit do Hospital de Caridade aumenta.