Geral

Usina hidrelétrica inicia a operação

A PCH tem capacidade de 6,5 mil quilowatt e é a única daquela região.

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Após anos de espera e de muito trabalho, entrou em operação, ontem, a PCH Santa Rosa, usina hidrelétrica instalada em Santa Rosa de Lima, na Amurel. A hidrelétrica foi construída por meio de um consórcio formado junto da Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral) e Cooperativa de Distribuição de Energia e Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento (Cersul), todas representam 40% do capital e mais um grupo comercial que detém 60% do projeto.
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, o presidente da Cergral, João Vânio, e o gerente José Comeli estiveram na hidrelétrica constatando o início da operação da PCH. Segundo Comeli, a Cergral investiu em R$ 2,2 milhões na sua cota de participação, representando 5,38%. A potência instalada é de 6,5 mil quilowatt, o que equivale a duas unidades geradoras.
 
A hidrelétrica teve baixo impacto ambiental, sem necessidade de alargar ou desapropriar área de terras. Segundo ele, a vantagem principal para este tipo de geração de energia é a transformação limpa do recurso energético, que é natural e sem resíduos poluentes.
 
A PCH tem capacidade de abastecer cidades como Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna. A energia produzida pela hidrelétrica pode ser distribuída em rede nacional.