Economia

Usitesc não entra na lista do leilão de energia

Dos 68 projetos cadastrados, apenas 36 foram habilitados, e o da Usina Termelétrica Sul, de Treviso, não está entre eles

A Usina Termelétrica Sul – Usitesc -, de Treviso, não está entre os 36 projetos habilitados tecnicamente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para participar do leilão de energia A-5 que será realizado no dia 29 de agosto. Dos 68 projetos cadastrados, apenas 36 foram habilitados. Desses, entraram para a lista três catarinenses, todos eles de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). O carvão está presente, porém, em dois projetos habilitados para o estado do Rio Grande do Sul e um para o Rio de Janeiro. Segundo o Portal Clicatribuna, as energias que serão leiloadas no dia 29 deverão abastecer o mercado consumidor do país no ano de 2018.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, a ausência da Usitesc nessa lista já era esperada, mas tem grandes chances de ser revertida. “A Usitesc irá participar (do leilão), tem toda uma questão técnica envolvida, mas eu posso garantir que irá participar. Os projetos precisam cumprir umas etapas e a Usitesc cumpriu todas elas, depositou todas as garantias e está em discussão na EPE para ser habilitada. Só no dia 29 é que nós saberemos quais são exatamente os projetos que irão participar do leilão”, afirma Zancan em reportagem.

Entretanto, de acordo com a assessoria de comunicação da EPE, a lista já está fechada e apenas os 36 projetos divulgados é que estarão de fato no leilão. Os outros que ficaram de fora, segundo a assessoria, poderão entrar no próximo leilão, já agendado para o dia 13 de dezembro deste ano. O projeto da Usitesc prevê o investimento de R$ 2 bilhões e capacidade de geração de 330 MW.