Saúde

Vacina contra o HPV pode ser realizada em escolas de Orleans

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A  partir desta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a campanha de vacinação contra o HPV, principal causador do câncer do colo de útero. Meninas de 9 a 11 anos receberão gratuitamente a imunização, que é dividida em três doses. A campanha de nível nacional, em Orleans atingirá aproximadamente 500 meninas.

Para atingir os 100% de aproveitamento da campanha, a secretaria de saúde adotou como estratégia a vacinação nas escolas do município. Durante o mês de março uma escala de datas foi organizada e já começou a ser colocada em prática.

Na última sexta-feira (13), alunas da Escola Martha Cláudio Machado, em Brusque do Sul, receberam a visita das enfermeiras e foram imunizadas com a primeira dose da vacina.

A enfermeira Edimara T. Suaya Netto esclarece que, para que a vacina seja realizada, é necessário apenas a apresentação da carteira de vacinação e o consentimento da aluna. “É um procedimento simples e de extrema eficácia ao paciente, pois nessa idade as meninas ainda não estão expostas ao vírus, devido a maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina”, aponta a enfermeira.

A direção das escolas é responsável pela divulgação das datas programadas para a vacinação. Porém, se os pais ou responsáveis preferirem que a aluna tome a vacina em uma unidade de saúde, também será possível. “Achamos a opção de imunizar nas escolas mais eficiente. Mas, as unidades de saúde também estarão com algumas vacinas disponíveis para os casos que prefiram o atendimento nos ESFs”, finaliza Edimara.

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans