Geral

Vendaval que incidiu na região atingiu 120 km/h no Farol de Santa Marta

Em Criciúma, a velocidade do vento chegou a 73 km/h

A região Sul de Santa Catarina foi surpreendida no final da madrugada desta terça-feira com um vendaval. A chuva prevista para o fim da tarde de hoje chegou com 12 horas de antecedência, mas com fraca intensidade. Junto com a chuva, o dia começou com rajadas de vento. Conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, em Criciúma o vento atingiu 74 km/h entre 5 horas e 6 horas. “No Farol de Santa Marta, em Laguna, a velocidade atingida foi de 120 km/h”, afirmou Sônego em entrevista ao Portal Engeplus.

Em Araranguá, entre 4 horas e 5 horas, o registro foi de 73 km/h. Junto com o vento, a maior cidade do Sul do Estado registrou seis milímetros de chuva. “Não resolve o problema da estiagem, mas dá uma sobrevida para alguns segmentos, como as plantações de milho. Ajuda, inclusive, as produções caseiras e os jardins das casas, que estavam secos pela falta de chuva”.

A maior precipitação da região foi no Costão da Serra, no município de Timbé do Sul, onde foram registrados 30 milímetros de chuva. “Naquela região de Sombrio e Turvo, a chuva atingiu a marca de 11 milímetros”, detalha o climatologista. No restante do dia, a previsão é que o tempo fique nublado.

O vento que incidiu na região no início desta terça-feira derrubou algumas árvores e outdoors em Criciúma. Mas a coordenadora da Defesa Civil, Ângela Mello, garante que nenhum chamado foi feito em relação aos estragos provocados pelos ventos. "Está tudo sobre o controle", salienta.

Na quarta-feira, o dia vai começar com os termômetros marcando 16ºC e a previsão é que à tarde a temperatura chegue aos 32ºC. A chuva pode voltar à região na quinta-feira e sexta-feira. A previsão é que caia entre até 20 milímetros de chuva nestes dois dias e os termômetros devem acançar os 30ºC. Segundo o climatologista, não houve registro de queda de granizo na região.