Geral

Vento provoca prejuízos de aproximadamente R$ 50 mil em Rocinha do Meio

Agricultor relatou que nunca viu algo igual ao que aconteceu em sua propriedade

O que os meteorologistas chamam de microexplosão, causada pelo ingresso de uma frente fria, pode ter sido a causa para os estragos registrados em uma propriedade rural da localidade de Rocinha do Meio, no interior do município de Lauro Müller.

Fortes rajadas de vento, provavelmente de até 100 quilômetros por hora, registradas na madrugada de sábado (22), provocaram grandes estragos em uma pequena propriedade, deixando um rastro de destruição e um grande prejuízo para um agricultor familiar.

Na propriedade do aposentado Sadi Salvador, de 67 anos, o vento arrancou o telhado da estufa de fumo e destruiu completamente um galpão que ficava anexo a estrutura da estufa. Uma área de cerca de 150 metros quadrados ficou completamente destruída e sob os destroços ficou uma vaca de leite que morreu esmagada.

Telhas que cobriam o galpão foram arremessadas a cerca de 150 metros de distância. Uma casa, de propriedade do filho do aposentado, que fica próximo ao local, também foi atingida. A residência ficou completamente comprometida e parte do telhado foi arrancada com o vento. Além disso, um pé de eucalipto, que estava plantado há mais de 30 anos foi arrancado por inteiro. Por sorte, ninguém ficou ferido.

Salvador, que nasceu na comunidade, informou que não estava no local na noite do ocorrido. Porém, um vizinho relatou que ventava muito naquela noite, quando por volta das 3h ele ouviu um forte zunido de vento e um grande estrondo.

“Nunca vi nada igual por aqui. Apesar de ser uma estrutura bastante antiga, ela foi muito bem feita e com madeiras boas. Eu mesmo a construí. Dói muito em ver tudo assim destruído”, disse o aposentado.

Entre o galpão e a casa do filho, Sadi calcula que os prejuízos se aproximem de R$ 50 mil.

[soliloquy id=”31036″]