Clima

Verão deve ser quente e seco em Santa Catarina, indica a meteorologia

Foto: Janara Nicoletti/G1

Foto: Janara Nicoletti/G1

O Verão 2015 promete ser quente e seco em Santa Catarina. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de meteorologia, a estação deve sofrer influência do fenomeno climático El Niño. Podem ocorrer ondas de calor e estiagem em algumas regiões.

O Verão inicia às 20h03 do dia 21 de dezembro e, Santa Catarina, deve ter influência do fenômeno climático El Niño. "Ainda não estamos vivendo, mas muito provavelmente, ao longo do Verão, vai influenciar", afirma o meteorologista. O El Niño traz temperaturas mais altas e regularidade da chuva. "Este ano ele é de intensidade fraca e, por isso, a gente tem alguns pontos do estado com a estiagem", detalha Leandro Puchalski.

Durante a estação, as temperaturas devem ficar dentro do característico para esta época do ano, segundo Puchalski. No entanto, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, ondas de calor podem trazer temperaturas acima do previsto para a estação (veja gráficos no vídeo). As pancadas de chuva entre o final de tarde e o início da noite, características da região Sul do Brasil, devem ocorrer ao longo de todo o verão.

"Em relação ao volume de chuva, a expectativa é que se tenha algo muito próximo do normal, mas algumas regiões podem registrar volume abaixo da média, algumas estiagens, que é uma característica também do Verão", explica Puchalski.

Cuidados com o calor

A Central RBS de Meteorologia alerta para os cuidados com o calor intenso no Verão, especialmente com idosos e bebês. Usar roupas de cores claras e adequadas ao tipo de atividade que se faz está entre as dicas dos meteorologistas, assim como o uso de boné, óculos escuros e protetor solar.

Para quem costuma fazer exercícios físicos em locais quentes, o ideal é diminuir a intesidade em pelo menos 20% do habitual. Segundo a Central, a ocorrência de cãimbras pode indicar perigo de choque térmico. É fundamental hidratar o corpo com muita água ou isotônico, alé, de dar preferência aos alimentos ricos em fibras, sais mineiras, vitaminas e aos horários em que o sol está mais fraco.

Com informações do site G1 SC