Política

Vereador Ricardo Fabris assume Prefeitura de Criciúma por uma semana

Foto: Denise Possebon/Clicatribuna

Foto: Denise Possebon/Clicatribuna

“Sentimos que Criciúma pede e cobra união e é nossa responsabilidade, nosso grande desafio como agentes políticos, governar através da união de esforços e manter a esperança”, assim defendeu logo após ser empossado prefeito municipal, Ricardo Fabris. Durante uma semana a Prefeitura de Criciúma estará sob o comando do até então presidente da Câmara de Vereadores. O cargo foi transferido pelo vice-prefeito Verceli Coral (PSDB) e o parlamentar foi empossado oficialmente na tarde de ontem, 28, na atual sede da prefeitura. Perante aos convidados, funcionários públicos, secretários e autoridades políticas municipais e estaduais, o prefeito em exercício assinou o termo de posse, seguido de Coral e dos demais vereadores presentes.

Na terça-feira passada, 22, o vice-prefeito havia assumido o posto de Márcio Búrigo (PP), que segue viajando em férias no exterior. Para dividir as funções, passou o cargo de chefe do executivo para Fabris, que agora também integra o partido tucano PSDB. “Aqueles a quem desagradei neste período peço desculpas, aos que agradei, meu agradecimento. Deixo claro meu sentimento de alegria de assumir a prefeitura. Embora por sete dias, é um prazer poder dividir este sentimento com todos que votaram em nós”, disse. Em seu pronunciamento, Ricardo Fabris se mostrou aberto à sugestões e entendimento entre ele e o secretariado municipal. “Peço toda a compreensão de secretários nesses sete dias para que consigamos manter a calma nos trabalhos. Aos servidores efetivos da Prefeitura, deixarei o gabinete aberto para recebê-los”, frisou.

Fabris também agradeceu a gentiliza de Márcio Búrigo e de Coral em transferirem o cargo político e mostrou-se interessado em gerir o paço de uma forma diferente. “Estou realizado, estamos ganhando a oportunidade de manter a tranquilidade e o bom serviço público. Queremos contribuir para o resgate do trabalho e valores éticos, para solução de velhos problemas e a transparência das contas públicas”, disse. O ato solene de posse foi também prestigiado pelo ex-prefeito de Criciúma, Algemiro Manique Barreto. “Parabenizo Ricardo Fabris que neste momento assume uma alta responsabilidade de reger todos os criciumenses. Mesmo em um curto período de tempo, muita coisa pode ser feita”, enfatizou Manique Barreto. Para Fabris, o ex-prefeito fez a entrega de dois livros contendo a história colonizadora de Criciúma e parte de período político vivido na cidade.

O vereador Júlio Colombo (PP) durante esta semana estará à frente da presidência da Câmara de Vereadores Municipal. “A câmara cumpre o seu papel institucional de entregar ao cargo um de seus membros. Gostaria de destacar a complexidade que é governar a cidade de Criciúma e este ato significa que ela está a cima de qualquer partido”, acredita Júlio. Na próxima segunda-feira, 5, Ricardo Fabris entregará o cargo à Márcio Búrigo, já em retorno ao Brasil.

Reunião sobre obras

Nestes sete dias como prefeito em exercício, as obras que estão em andamento no município serão prioridades. Conforme Ricardo Fabris, uma reunião com o secretário municipal de infraestrutura e mobilidade urbana, André De Lucca, estaria prevista já para esta segunda-feira, após a sua posse. “Quero destacar os primeiros pontos para as obras. Os demais (áreas) estão dentro da normalidade”. O prefeito em exercício afirmou ainda não ter conhecimento do quadro financeiro da Prefeitura, mas que em breve estará a par.

Agenda pelo PSDB

Apesar de ainda não ter entregue sua ficha de filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Ricardo Fabris já está realizando agenda política dentro do partido e afirma já estar filiado. “Já estou filiado. Ontem (domingo) participei de uma reunião executiva de filiação do PSDB, e eu já me sinto do partido. Entregarei minha ficha junto de outros amigos com quem ainda buscamos filiação”, afirma. Conforme o então prefeito, ele já estaria realizando caminhadas por todo município e a sua ficha deverá ser entregue ainda hoje ou amanhã, prazo final para as filiações partidárias. Após isso, em breve, o PSDB deverá realizar uma confraternização coletiva para os novos filiados.

Com informações do Portal Clicatribuna