Segurança

Vereadores cobram infraestrutura em ruas, avenidas e parques de Cocal do Sul

Sessão marcada por 16 indicações e dois requerimentos, contou ainda com a presença de pais e professores contrários ao fechamento de salas em escola do bairro Jardim Elizabeth.

A situação voltada a infraestrutura de ruas, avenidas e parques de Cocal do Sul voltou a ser pauta de discussão na noite desta terça-feira (14) em mais uma sessão da Câmara de Vereadores. Foram 16 indicações e dois requerimentos, em sua maioria voltada ao tema. Já na tribuna livre, o fechamento de salas de aulas na Escola de Educação Básica Francisca Búrigo no bairro Jardim Elizabeth, gerou debate e recebeu apoio dos vereadores.

“Recebi uma carta dos professores do colégio. Foi decretado o fim do ensino médio na Francisca Búrigo. Existem 26 alunos matriculados no primeiro ano e 17 no segundo ano do Ensino Médio. Em 2018, a escola teria dois primeiros anos, um segundo e um terceiro no ano do Ensino Médio. Agora, com esta mudança, os alunos terão que ir a pé para a Escola de Educação Básica Professor Padre Schuler, no centro da cidade. Enviamos o pedido ao Ministério Público, mas precisamos de ajuda”, relata os professores da escola em carta lida pelo vereador Érik Zeferino (PC do B).

Vereadores demonstraram apoio e participaram de um encontro nesta quarta-feira (15), junto a Gerencia Regional de Educação – GERED, para discutir o problema.

Ainda durante o uso da tribuna livre, o vereador Adriano Possamai Della (PSDB) seguiu no tema relacionado a educação. “Gostaria que os vereadores fossem comigo até a Escola de Ensino Fundamental do Cristo Rei verificar a situação das obras de reforma.  Acredito que as aulas não comecem na segunda-feira, como previsto, em função das reformas na escola”, destacou. Della ainda convidou os vereadores a visitarem a instituição a verificarem a situação da obra.

A instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas também foi questionada. O vereador Erik Zeferino entende que as creches e as unidades pré-escolares deveriam ter prioridade na instalação dos aparelhos. “Já teriam que estar instalados em todas. O prefeito disse que na próxima semana começaria nas creches. Vamos aguardar”, destacou.

Foto: Adriano Ghellere/ Sul In Foco

 E sobre a saída do campus da Unibave de Cocal do Sul, na próxima sessão de terça-feira (21), o reitor Élcio Willeman estará na Câmara explicando os motivos da saída da instituição da cidade. “Mandamos o ofício e ele confirmou a presença”, ressalta o presidente Luiz Henrique Bittencourt (PP).

Infraestrutura de parques, rodovia, ruas e avenidas

Depois de apresentar cinco indicações para a pavimentação de acessos a comunidades de Cocal do Sul, Adriano Della indicou mais cinco pedidos nesta sessão legislativa, sendo duas delas para a construção de trevo alemão na SC-108, na entrada da comunidade do Rio Comprudente e no acesso à comunidade de Linha Tigre.

Os dois trevos foram requeridos anteriormente junto a Secretaria de Infraestrutura do Estado, através do Deinfra e ADR, pela vereadora Giovana Galatto (PP), já que os trechos citados são de responsabilidade do Governo do Estado. “São apelos dos moradores destas duas comunidades. Essas medidas trariam mais segurança ao trânsito no local. Tenho em mãos diversos ofícios encaminhados pela prefeitura e pela câmara ao Governo do Estado e não tivemos retorno. Sugiro que nos reunamos ao executivo e exijamos a execução destas obras”, destaca a vereadora.

Della ainda apresentou outras três indicações para a limpeza e manutenção de parques e academias nas comunidades da cidade. A construção de calçadas em também foi indicada pelo vereador, sendo as Ruas Carlos Ozelame no bairro Monte Carlos e Amsterdan, no bairro Bela Vista.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Falando em ruas, o vereador Richardson Vieira (PDT) pediu para que o Governo Municipal viabilize a colocação de placas indicativas na entrada dos bairros. “Nossa preocupação com a mudança da lei para os novos loteadores. Que seja exigido também a colocação das placas. Assim acabaria com o problema que atualmente existe em diversas ruas da cidade”, lembra. “Já encontrei viaturas do SAMU e Corpo de Bombeiros circulando e os socorristas com dificuldade em encontrar a rua. Muito importante a regularização desta situação”, completa o vereador Marcel Freitas (PSDB).

O vereador Agenor Pedroso (PDT) demonstrou preocupação com a situação dos rios dos municípios. “Tem bastante mato nos rios. Com as cheias podem surgir problemas, além de bichos e mosquitos aos moradores próximos destes locais”, enfatiza. “Desde janeiro, o prefeito se comprometeu que a limpeza seria realizada pelo Samae. Quem sabe agora sai a partir desta indicação”, complementa o vereador Érick Zeferino.

Em complemento a situação dos rios, Pedroso ainda solicitou solução para o muro de contenção no bairro Jardim Elizabeth. “Tem casa que está condenada à margem do rio. Não existe projeto pronto para a construção de um muro de contenção. Tem que ser uma obra aberta e não um canal fechado”, destacou em mais uma indicação.

O vereador Érick apresentou indicações para a construção de um campo de futebol suíço no bairro Jardim Itália, a colocação de uma lombada em uma das ruas do bairro Vila Nova e calçada no Jardim Elizabeth. Momentos antes, Érick requereu da prefeitura a lista dos beneficiados do Bolsa Família no município. “Recebemos a informação de que algumas pessoas estão fora do fora do padrão. Eu quero analisar isso e se for comprovado, que seja dado o andamento para a resolução desta irregularidade”

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Sobre a precariedade dos parques deteriorados pela ação do tempo ou vandalismo, a vereadora Roseny Citadin Barbosa, a Nega (PMDB), apresenta uma proposta para inibir um dos problemas. “Se tivesse uma câmera em cada parque inibiria o vandalismo. Além do executivo fazer a parte dele, as pessoas têm que fazer a sua e cuidar do bem público”, destaca.

Confira os requerimentos e as indicações propostas na sessão:

Requerimento Nº. 01/17. Autoria. Giovana Galato Santa Rosa. Que o presidente desta casa encaminhe ofício ao SR. RAIMUNDO COLOMBO- Governador Do Estado, AO SR. ANDERLEI TEODORO AGOSTINI- Presidente Do Deinfra e ao SR. LOURIVAL PIZZOLO, Superintendente Regional Do Deinfra, solicitando a construção de uma rotatória de acesso à localidade de linha tigre (km 364), e de um trevo alemão no acesso à estrada vicinal da linha Rio Comprudente (km 357,8), ambos na rodovia sc 108, neste município.

 Requerimento Nº. 02/17. Autoria. Erik Pereira Zeferino. Que o poder executivo envie a esta casa a lista de todos os beneficiados do bolsa família do município, contendo endereço e valores recebidos. 

Indicação Nº. 009/17. Autoria. Richardson Vieira. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a colocação de placas indicativas na entrada dos bairros e nas ruas, em todo o município.

Indicação Nº. 010/17. Autoria. Adriano Possamai Della e subscrevem demais Vereadores. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a construção de um trevo alemão na entrada da Linha Tigre, neste município.

Indicação Nº. 011/17. Autoria. Adriano Possamai Della e subscrevem demais Vereadores. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a construção de um trevo alemão na entrada do Rio Comprudente, acesso pela localidade de Rio Galo, neste município.

Indicação Nº. 012/17. Autoria. Adriano Possamai Della e subscrevem demais Vereadores. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a pavimentação asfáltica ou com lajotas na Linha Cabral, neste município.

Indicação Nº. 013/17. Autoria. Adriano Possamai Della e subscrevem demais Vereadores. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a pavimentação asfáltica ou com lajotas na Linha Espanhola, neste município.

Indicação Nº. 014/17. Autoria. Adriano Possamai Della e subscrevem demais Vereadores. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a pavimentação asfáltica ou com lajotas na linha Morro Do Zilli, próximo ao São Simão, neste município.

Indicação Nº. 015/17. Autoria. Adriano Possamai Della e subscrevem demais Vereadores. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize limpeza, restauração, iluminação e cobertura de todos os parques e academias ao ar livre do município, bem como mantenha a manutenção dos mesmos.

Indicação Nº. 016/17. Autoria. Agenor Benati Pedroso. Que o Poder Executivo através da secretaria competente execute o projeto de muro de contensão no rio do bairro Jardim Elizabeth partindo da Avenida Chapecó até a Avenida Hirário Guollo.

Indicação Nº. 017/17. Autoria. Agenor Benati Pedroso Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a limpeza de todos os rios do município.

Indicação Nº. 018/17. Autoria. Adriano Possamai Della e subscrevem demais Vereadores. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a construção de calçada para pedestre na rua Carlos Ozelame, Bairro Monte Carlos,  neste município.

Indicação Nº. 019/17. Autoria. Adriano Possamai Della e subscrevem demais Vereadores Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a construção de calçada para pedestre na Rua Amsterdan,  Bairro Bela Vista  neste município.

Indicação Nº. 020/17. Autoria. Erik Pereira Zeferino. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a construção de um campo de futebol no  Bairro Jardim Itália,  neste município.

Indicação Nº. 021/17. Autoria. Erik Pereira Zeferino. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a construção de uma lombada na rua Pedro Alvares Cabral, no bairro Vila Nova,  neste município, onde já existe a placa identificando.

Indicação Nº. 022/17. Autoria. Erik Pereira Zeferino. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a construção de calçadas ao longo da Avenida Chapecó E da Avenida Furlan, bairro Jardim Elizabeth,  neste município.

Indicação Nº. 023/17. Autoria. Erik Pereira Zeferino. Que o Poder Executivo através da secretaria competente viabilize a construção do canal auxiliar no bairro Jardim Elizabeth,  neste município.

Indicação Nº. 24/17. Autoria. Roseny Cittadin Barbosa. Que o Poder Executivo através da secretaria competente providencie serviços de infraestrutura e pavimentação das seguintes ruas do Bairro Jardim Itália: extensão da Ra Silvestre Bortolatto, extensão da Rua Albino Ozelame e Rua Ester Búrigo.

Veja vídeo da sessão legislativa

 

  • 5e0b452b9caca0544071482d66d9355d
  • 55a0cb075f6ba536c5aa6881d9131f76
  • 14f02c79ec2495142f6f7b2a9a8cb8ea
  • 3ba323f5f35cd2303ffff3d24663775a
  • 2e936f6e9dfe86ef4ddf6f8c158de3a2
  • dbe5fbaff8594c0e812dd2e68ce4744a
  • 6e0cf01e3d2bcd851f314e476617611f
  • 0cb6aee50c30fecbe6a4e165dff5cc31
  • ac8e52551d07300b34ce68d7172db9ca
  • a7ee79beba10d5d4c559c04583e8a1ce
  • abc6f773bc92a764cd7de5bfcdd24884