Poder Legislativo

Vereadores cobram roçada de estradas e apoio ao agricultor

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Uma situação que vem se agravando com o passar dos dias no município de Lauro Müller é o mato que toma conta das estradas, especialmente na zona rural. O assunto vem sendo motivo de cobranças ao Executivo, por parte dos vereadores nas sessões da Câmara desde o início do ano.

Nesta segunda-feira, dia 8, o vereador Ronaldo da Silva (PP) voltou a cobrar do Executivo a realização do serviço. Segundo o parlamentar, ele tem visitado as comunidades rurais do município onde tem recebido muitas reclamações sobre a situação das estradas e também sobre mato que já está cobrindo muitas delas. “Eu cobrei as roçadas do próprio prefeito e ele me disse que está aguardando chegar a roçadeira que já foi comprada, para dar início a este trabalho. Ai eu disse a ele que se o equipamento levar três meses para chegar tem estrada que será tampada pelo mato. Mesmo assim, ele respondeu que é vantagem aguardar pela roçadeira, ao invés de contratar uma equipe para ir fazendo o trabalho”, comentou Ronaldo na Tribuna.

Em sua manifestação o vereador Helder Velho (PMDB) reclamou da falta de atendimento aos agricultores por parte da Secretaria Municipal de Agricultura. Segundo o edil, um dos tratores que servem aos agricultores voltou a quebrar, o que está gerando muita reclamação, pois a classe está numa época que não pode ficar sem este serviço. “Eles estão atrasados no preparo das suas silagens. Já era para estarem plantando o capim de inverno e ainda estão nos silos. Isso está prejudicando àqueles que não possuem um trator próprio. Sem contar que eles já pagaram pelo serviço”, registrou Velho, acrescentando que ficou sabendo que a prefeitura possui um trator 0km que estaria guardado em um deposito, enquanto poderia estar servindo aos agricultores.

Expediente

Quatro projetos de leis deram entrada na Câmara nesta segunda-feira, sendo um do Executivo e três do vereador Antonio Nunes (PSDB).

O projeto do Executivo institui o Plano Municipal de Educação. Já os do vereador, são para instituir o mês de prevenção ao câncer de mama ‘Outubro Rosa’; instituir a semana de orientação, prevenção e controle da osteoporose; e o que cria o programa de fisioterapia para idosos.

Indicações

Nº 84/2015 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, pintar duas faixas de pedestres nas ruas Prefeito Flávio Righetto e Henrique Lage, próximo a Escola Municipal Hilário Pescador.

Nº 85/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, construir lombadas nas ruas do conjunto habitacional da Cohab de Guatá.

Nº 86/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, instalar tubulação para águas pluviais, numa extensão de seis metros, defronte as residências dos senhores Francisco Padilha e Heriberto Nesi, na localidade de Farroupilha.

Nº 87/2015 do Vereador Everaldo Ferreira da Silva, construir rede de esgoto nas proximidades da residência do senhor Jaime Camilo, em Farroupilha.

Pronunciamentos

A Tribuna foi ocupada pelos vereadores Valmir Cesconetto, Ronaldo da Silva, Everaldo Ferreira da Silva, Helder Velho e Ema Hofmann Benedet.

Confira na áudio abaixo a sessão na íntegra.