Geral

Vereadores conhecem cooperativa que distribui alimentos para as escolas

Os vereadores que fazem parte da Comissão de Obras, Transporte, Indústria, Comércio, Abastecimento e do Trabalho da Câmara de Vereadores de Criciúma estiveram na tarde de hoje (12) na Cooperativa Nova Esperança, no município de Maracajá. O intuito da visita foi conhecer a estrutura do local, já que a mesma fornece alimentos destinados à merenda, nas escolas da rede municipal e estadual.

Os parlamentares foram recebidos pelo presidente da cooperativa, Eduardo Küster Pereira, e pelo Adair Rocha, gerente de projetos do local. Conforme o presidente, 278 famílias de toda a região são associadas, destas 40 são de Criciúma. “Entre os produtos fornecidos estão, beterraba, cenoura, tempero verde, cebola, banana, ovo, alho, carne, biscoitos, entre outros.

Ele informou que conforme a Lei nº 11.947/2009, trinta por cento do consumo na merenda estadual e municipal tem que vir da agricultura familiar, e segundo o presidente, o município de Criciúma ultrapassa esse percentual. Os alimentos, que ficam armazenados em um galpão de 630 metros quadrados, são entregues semanalmente às escolas. Somente estadual são atendidas 30 escolas.

“Uma das dificuldades enfrentadas é o acesso ao cardápio que é distribuído pelo Governo do Estado”, disse, acrescentando que isso prejudica os trabalhos da cooperativa, que existe há três anos. Estiveram na visita os vereadores Tita Beloli (PMDB), Daniel Freitas (PP), Camila do Nascimento (PSD) e Paulo Ferrarezi (PMDB). Segundo o presidente, além da cooperativa Nova Esperança, o Município de Criciúma também compra da Nosso Fruto e Nova Vida.

Colaboração: Daniela Savi