Geral

Vereadores da Amrec, Amesc e Amurel discutem sobre a redução das centrais do SAMU

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

Os representantes das Câmaras de Vereadores da Amrec, Amesc e Amurel, estarão reunidos na tarde desta terça-feira (21), às 15h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Criciúma, para tratar da redução de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Estado. A proposta está sendo estudada pelo Governo do Estado, mas têm desagradado os profissionais da área, que temem o desencadeamento sério no atendimento dos serviços do SAMU, afetando diretamente a população que usa o serviço. O encontro foi motivado pela Comissão de Saúde da Câmara, através do secretário da Comissão, vereador Daniel Freitas (PP).

“Convidamos os representantes das Comissões de Saúde das três grandes regiões, para debatermos esse assunto. Hoje, no Estado, existem oito centrais, e centralizar os atendimentos na Capital, trará grandes transtornos, além de implicar em redução de número de médicos e na precarização no atendimento da região”, disse o vereador Daniel Freitas.

Ele lembrou que nesta quinta-feira (23) o Governo pretende apresentar essa proposta à Comissão Intergestores Bipartite – responsável pelo planejamento das ações do SUS, no Estado. “Pretendemos elaborar um documento, após a reunião, que será encaminhado ao Governador e ao secretário de Estado da Saúde. A vantagem do serviço do SAMU é a agilidade, e temos certeza que isso só vai piorar os atendimentos”, comentou Freitas.

Colaboração: Daniela Savi