Política

Vereadores de Orleans discutem ações em mais uma sessão ordinária

Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a receber por doação da Associação Beneficente Casa do Idoso um imóvel foi aprovado

Na noite dessa segunda-feira (4), mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans foi realizada às 19 horas com a presidência de Antonio Dias André “Geada”.

Na ocasião os vereadores Valter Orbem (PSD), Valdemir Furlan “Neca” (PSDB), Osvaldo Cruzetta “Vá” (PP) e Antonio Dias André (PMDB) se manifestaram na tribuna da Casa.

Na ordem do dia foi levado a votação única o Projeto de Lei nº 25/2012, que autoriza o Poder Executivo Municipal a receber por doação da Associação Beneficente Casa do Idoso, imóvel especifico e dá outras providências. O projeto foi aprovado por unanimidade, assim como a Indicação nº 012/2012, do vereador João Teza Francisco “Dão” (PSD), ao Presidente da Câmara de Vereadores de Orleans para a elaboração de Projeto de Decreto Legislativo, dando o nome de Rua São Francisco, a via localizada no Bairro Barro Vermelho.

Valter Orbem que tomou posse na sessão dessa segunda-feira, no cargo de vereador, iniciou seu discurso saudando aos meios de comunicação presentes, funcionários da saúde e social, agradeceu a vaga no legislativo disponibilizada pelo seu partido PSD e pelo vereador titular Marcio Tezza. Informou o repasse que esta sendo feito a Unibave de três parcelas para as bolsas de estudos no valor de R$ 57 mil, que ao final do ano irão somar o montante de R$ 190 mil. Comentou sobre o estacionamento rotativo, que inclusive terá concurso público para o preenchimento de vagas. Relacionou todas as escolas que foram reformadas e elogiou a organização da Festa dos Tropeiros realizada no último fim de semana na comunidade de Três Barras.

Valdemir Furlan usou da tribuna para agradecer pelos quatro meses disponibilizados à ele pelo seu partido PSDB e a toda a equipe da Câmara de Vereadores. Destacou que caso não retorne a casa até o final do ano, espera que seus pedidos ao Executivo Municipal não fiquem esquecidos em alguma gaveta, pois são ações necessárias que vão de encontro aos anseios da comunidade de Oratório.

Osvaldo Cruzetta cumprimentou o vereador Valdemir Furlam, que se despediu da Casa, depois de um belo trabalho a frente da vereança nos últimos quatro meses e que em breve possa retornar. Questionou informações sobre um determinado projeto que deu entrada na Câmara, e estranhamente foi retirado pelo Executivo. Também solicitou maiores esclarecimentos sobre a arrecadação do Município e as devidas aplicações desses valores. Por fim, Vá reclamou das estradas até a comunidade de Brusque que segundo ele, se encontram em estado lamentável.

Antonio Dias André cumprimentando a todos, imprensa escrita e falada e toda Casa Legislativa, se mostrou bastante preocupado com o ginásio de esportes da comunidade de Pindotiba, que foi totalmente destruído por um vendaval, e embora reiterados pedidos de reconstrução foram oficializados às autoridades, nada foi feito até o momento. Também registrou que o distrito da Pindotiba está carente de saneamento básico de qualidade. “Geada” ressaltou que no próximo dia 16 de junho tem festa em Pindotiba e é preciso que a estrada esteja patrolada, pedido feito ao líder do prefeito. Na localidade da taipa, Geada solicitou novamente o mata burro de ferro, prometido pelo secretário de obras, mas que ainda não foi instalado.

Confira no áudio abaixo a sessão na integra.