Política

Vereadores discutem alternativa de ajuda para Casa da Acolhida

O assunto Casa da Acolhida voltou a ser debatido pelos vereadores de Lauro Müller na sessão desta segunda-feira (17). O espaço criado para auxiliar pessoas com problemas sociais, entre eles as drogas, o álcool e a depressão, precisa de ajuda financeira para que se mantenha aberto.

Recentemente os responsáveis pelo local, que fica em Rio do Rastro, no interior do município, estiveram na Câmara pedindo a ajuda dos vereadores. Naquela ocasião se reuniram com os vereadores do PMDB, o que deixou os demais chateados por não terem sido convidados para discutir o assunto.

Nesta segunda-feira a vereadora Soraya Curcio Librelato ao fazer uso da Tribuna disse que foi mal interpretada quando falou sobre a forma de ajudar a Casa da Acolhida. A vereadora fez questão de frisar que em momento nenhum disse que era contra os vereadores ou o Executivo Municipal auxiliar a entidade.

“Nós queremos ajudar, mas os responsáveis começaram errado o projeto, ao invés de formarem uma associação instituíram uma igreja. E para igreja o Poder Público não pode transferir recursos financeiros. É preciso que eles alterem a razão social”, explicou a vereadora Soraya, lançando uma proposta emergencial para que os vereadores doem R$ 230 reais de seus salários até que a entidade regularize a documentação.

Os vereadores Helder Velho e Manoel Leandro Filho também se manifestaram sobre o assunto e ambos destacaram que a maior obrigação de ajudar cabe ao Executivo Municipal.

Também se pronunciou na sessão desta segunda, o vereador Ronaldo da Silva que comentou sobre a festa de Santa Paulina realizada no bairro Arizona.

Indicações

Apenas duas indicações foram apresentadas na sessão. Nº 108/2013 das Vereadores Soraya Curcio Librelato e Heloisa Ramos Gazola, pedindo a construção de uma quadra de futebol de areia junto a Praça Paulo Gazola, no bairro Arizona. Justificativa: Há muitos anos a população residente no referido bairro reivindica esta obra, visto que não existe um local apropriado para a prática esportiva. A quadra de futebol de areia irá melhorar a qualidade de vida dos jovens e adultos não só do bairro, mas também das localidades vizinhas.

Nº 109/2013 do Vereador Ronaldo da Silva, sugerindo a construção de um estacionamento público nas margens do Rio Tubarão, no espaço próximo a ponte que dá acesso a Praça Henrique Lage, na sede do município. Justificativa: Nosso município não está comportando o número de automóveis que circula por nossa cidade. Se agrava ainda mais quando os veículos precisam pararem na praça municipal, pois não há estacionamento para tantos automóveis e motos. Uma saída adequada é aproveitar o espaço do trecho supra citado para amenizar tal problema. Já está sendo utilizado para estacionamento este referido trecho, mas reforçamos que o executivo de condições e segurança para criar um estacionamento municipal adequado para melhorar o transito de nossos automóveis.

Confira no áudio abaixo a gravação da sessão na integra.