Poderes Municipais

Vereadores recebem a secretária de Educação durante sessão ordinária desta quinta-feira (18)

A secretária de Educação, Maira Regina Luiz, falou do retorno das aulas presenciais no município.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A terceira Sessão Ordinária de 2021 da Câmara de Vereadores de Orleans ocorreu nesta quinta-feira (18), com início as 19h sob presidência da Vereadora Mirele Debiasi. Os vereadores receberam a secretária de Educação do município, Maira Regina Luiz, que apresentou as ações realizadas para o retorno das aulas presenciais.

A sessão iniciou com a leitura das correspondências e seguiu com o uso da tribuna. A secretária destacou que esta quinta-feira (18) é um dia histórico para a Educação do Brasil e do mundo, em que todos os alunos retornam as salas utilizando mascaras e seguindo as normas sanitárias. Maira ressalta que alunos de três meses até os adolescentes do 9° ano voltaram as aulas presenciais.

A secretária explicou que todas as escolas seguem os regulamentos do PlanCon, que contém todas as normas de combate ao Covid-19 e foi aprovado pela Defesa Civil. Orleans têm nove escolas que atendem crianças e adolescentes do 1° ao 9° ano e seis creches. Atualmente há 268 servidores públicos que atuam na educação e que estão liberados pelo médico do trabalho para estarem exercendo suas funções.

Maira destaca que foi necessário fazer um escalonamento que divide os alunos do Ensino Fundamental em dois grupos para que haja o distanciamento social nas escolas. O escalonamento foi realizado pelas letras do alfabeto. Então, durante uma semana os alunos que iniciam com a letra A até L frequentam as aulas e na próxima semana é a vez dos estudantes com iniciais de M até Z.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Além disso, alguns pais optaram pelo ensino remoto para seus filhos. Nessa modalidade os alunos recebem os materiais impressos dos professores e continuam seus estudos em casa. A secretária Maira ainda falou que todos os alunos estão respeitando o distanciamento social durante as refeições, além de as cozinheiras permanecem na cozinha sem terem contato com os alunos, evitando a propagação do vírus.

Na educação infantil, as crianças também foram divididas em turmas matutinas (6h45 as 12h45) e vespertinas (13h as 19h). Com essa ação, as creches conseguem atender todas as crianças e ainda assim respeitar os critérios sanitários de combate ao Covid-19.

Maira também falou sobre o transporte escolar. “No transporte conseguimos usar 100% do espaço, já que Orleans está com risco moderado no Mapa Estadual de Risco da Covid-19. Estamos respeitando os recursos de segurança, sendo aferido a temperatura e usando álcool em gel, além de os alunos usarem máscaras”, conta a secretária.

Além disso, os sete ônibus municipais são acompanhados por monitores, que contribuem para que as normas sanitárias sejam cumpridas e os alunos permaneçam em segurança. “Os pais estão felizes de os filhos voltarem, mas ainda há muita insegurança e poucos pais enviaram os filhos hoje. A educação está fazendo tudo o que se manda com um serviço de excelência desde a merenda até o transporte escolar”, comenta Maira.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Após as falas da secretária, os vereadores tiraram todas as suas dúvidas sobre a educação. Em seguida utilizaram a tribuna os vereadores Pedro Joao Orbem, Euclides Pilon, Marlise Zomer, Maiara Dal Ponte Martins, Valter Orbem, Rodinei Pereira, Osvaldo Cruzetta e Gabriel Bianco.

Após o uso da tribuna, os vereadores votaram quatro projetos de lei e uma indicação. Todos os projetos foram aprovados, assim como a indicação.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Ordem do Dia

Projeto de Lei do Legislativo Nº 002/2021Euclides Pilon; Gabriel Bianco; Luiz Cristovão Crocetta; Maiara Dalponte Martins; Marlise Maria Salvador Zomer; Mirele Debiasi; Osvaldo Cruzetta; Paulo Canever; Pedro João Orbem; Rodinei Pereira; Valter Orbem – Promove Alteração do Artigo. 27 da Lei Orgânica do município de Orleans (Lei Promulgada 001 de 11 de Novembro de 2019) que extingui o período de recesso de 15 de julho à 01 de agosto e dá outras providências.

Projeto de Lei Pe Nº 0003/2021 – Poder Executivo – Autoriza o Poder Executivo municipal a firmar parceria através de Termo de Fomento, com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Orleans e dá outras providências.

Projeto de Lei Pe Nº 0004/2021 – Poder Executivo – Autoriza o Poder Executivo municipal a firmar parceria através de Termo de Fomento, com a Creche Santa Rita de Cássia e dá outras providências.

Projeto de Decreto Legislativo Nº 0001/2021 – Câmara Municipal – Nomina como Rua Justino Loli a Estrada Geral Rio Novo (Ponto de Captação de Água do Samae) e término na Igreja Católica do Rio Novo, localizada na Comunidade de Rio Novo, município de Orleans.

Indicação nº. 0005/2021Maiara Dalponte Martins – “Que o Executivo crie dentro da Secretaria de Ação Social em parceria com a FAMOR, um programa de Incentivo à Plantação de Árvores Frutíferas, com a doação de duas mudas de árvores frutíferas para cada família cadastrada no programa Bolsa Família do município.”

Confira a Sessão Ordinária na íntegra:

Notícias Relacionadas

Urussanga: dois homens são presos por tráfico de drogas

Cerca de 43 buchas de cocaína, celulares e dinheiro foram apreendidos.

Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio para nascidos em março

Recursos serão depositados nas contas digitais dos beneficiários.

Jovem perde o controle do veículo e cai de viaduto na Via Rápida em Criciúma

Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o carro estava pegando fogo

Canadá passa Israel e agora é o 1º país que mais vacina no mundo

O gigante da América do Norte superou Israel, que vacinou 63% do seu povo e agora já tem mais de 64% dos canadenses vacinados com a primeira dose.