Geral

Vereadores recebem secretária municipal e discutem sobre serviços da saúde em Lauro Müller

Fotos: Samuel Madeira/Sul in Foco

Participou da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, na noite desta segunda-feira (10), a secretária de Saúde do município, Carla Zabotti. O convite foi feito por todos os vereadores com o objetivo de discutir assuntos relacionados à área da saúde e aos serviços que vem sendo prestados à população.

A secretária iniciou sua participação na casa legislativa relatando como a atual administração encontrou a Farmácia Básica do SUS, que estava sem medicamentos e interditada pela Vigilância Sanitária do Estado há mais de um ano. “A situação será normalizada, já alugamos uma sala com infraestrutura adequada e de fácil acesso, que irá aprimorar o atendimento oferecido e regularizar a situação. Também vamos ter mais opções de compra de medicamentos, não apenas pelo Consórcio de Saúde, regularizando assim o atual problema de entregas. Atualmente estamos investindo 38 mil mensais na aquisição de medicamentos básicos e mais 35 mil com medicamentos de ordem judicial”, registrou a secretária.

Carla relatou ainda como foram encontradas as unidades de Estratégia Saúde da Família – ESF, algumas delas inauguradas recentemente, que apresentam problemas estruturais, como goteiras, encanamentos com vazamentos e tomadas sem fiação elétrica. “Estamos realizando os reparos necessários e preparando para que tudo funcione da melhor forma possível. Nossa meta é a partir do mês de maio estar com todas elas adequadas para realização de pequenas cirurgias, para isso equipamentos já foram comprados”, destacou, acrescentando que no início do ano em nenhuma unidade o telefone funcionava, assim como na Secretaria de Saúde.

Ainda segundo a secretária, será implantado dentro de pouco tempo o sistema de informatização que irá interligar todas as unidades de ESF e o hospital, com previsão para diminuição de 30% na compra de medicamentos. “Este programa será um grande diferencial para o município de Lauro Müller. Além de facilitar aos profissionais, vai contribuir para um atendimento mais eficaz, onde irá constar todos os registros de cada paciente e o controle de medicamentos recebidos”.

Outro assunto abordado pela secretária foi sobre o atendimento de médicos especialistas, que no início da gestão não havia atendimento de nenhum profissional. “Estamos comprando serviço de um pediatra e um ginecologista obstetra, que atenderão semanalmente na unidade de saúde central. Na área de ortopedia, uma equipe irá atender no Hospital Henrique Lage com o objetivo de zerar a fila existente com início previsto para primeira semana de maio”, explicou, acrescentando que o médico psiquiatra foi chamado do concurso, porém o profissional não quer seguir o horário estipulado pelo município e a situação atualmente tramita na justiça.

A secretária falou também sobre os exames laboratoriais, sobre a nova sede da Secretaria de Saúde, que funcionará no prédio aos fundos do Hospital Henrique Lage. Falou ainda da Unidade de Saúde do Barreiro que será reaberta dentro de pouco tempo, após reforma e compra de equipamentos novos.

O tão comentado ônibus da saúde também foi assunto tratado pela secretária. Segundo ela, está em fase de avaliação de valores e será adquirido em breve para realização de atendimento da população, em especial aquelas pessoas que não possuem uma unidade de saúde próxima de suas residências. “Recebemos um município com R$ 15 milhões de dívida. Não é em 100 dias de governo que vamos executar um projeto tão importante como este”, destacou.

Os vereadores aproveitaram a oportunidade e fizeram questionamentos sobre diversos assuntos, entre eles eletrocardiograma e serviços de fisioterapia. Ouça na íntegra a sessão:



No grande expediente, nove indicações e dois requerimentos foram discutidos pelos vereadores:

Nº 39/2017 do Vereador Pedro Luiz Machado, Concluir a pavimentação da Rua José Irineu Estevam, no Bairro Içarense.

Justificativa: Esta rua, para sua conclusão, falta um trecho de cinquenta metros e em dias de chuvas os moradores não conseguem, por ser muito ingrime, subir até suas residências. Por isso pedimos urgência no atendimento.

Nº 40/2017 dos Vereadores Pedro Luiz Machado, Anderson Antonio Bez Batti, Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, José Antonio De Bettio, José Cambruzzi, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho e Walmir Fontanella Fabro, Que seja definida a concessão para o serviço de transporte público de passageiros dentro do município, em conformidade com a Lei Orgânica Municipal.

Nº 41/2017 do Vereador Pedro Luiz Machado, Realizar estudos visando a ampliação dos espaços destinados a estacionamento de automóveis, na Praça Henrique Lage, diminuindo o tamanho do próprio público e aproveitando o espaço hoje ocupado por um barranco, que separa a rua do muro de contenções de cheias, nos fundos da referida praça.

Nº 42/2017 do Vereador José Antonio De Bettio, Que sejam contempladas as comunidades de Itanema, Mina Nova e Rio Bonito, com a implantação do projeto de parquinhos de diversão infantil em praças públicas.

Nº 43/2017 do Vereador Walmir Fontanella Fabro, Patrolar e revestir com cascalho ou areão acesso as propriedades de Bernadete Benedet Joelson benedeto, Íde Benedet e Claudio da Costa e e Luiza Bressam em Quilômetro Cento e Sete.

Nº 44/2017 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, patrolar e revestir com areão a estrada, ao lado da antiga Escola Isolada, de Mina Nova.

Nº 45/2017 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, patrolar e revestir com areão o trecho sem pavimentação da Rua Acari Mendes, em Içarense.

Nº 46/2017 do Vereador Anderson Antonio Bez Batti, proceder estudos visando a ampliação do perímetro urbano do município, em especial na Sede, Guatá, Barro Branco, Itanema e Arizona.

Nº 47/2017 do Vereador Anderson Antonio Bez Batti, que os parquinhos de diversão infantil, que serão montados em Lauro Müller, com recursos oriundos do Secretário de Assistência Social Valmir Comin, sejam instalados na Sede, Guatá e Barro Branco.

Requerimentos

Nº 11/2017 de todos os vereadores para envio de ofício ao Senhor Enaldo dos Santos, Gerente Regional da Celesc, em Criciúma para participar de uma sessão ordinária nesta Casa Legislativa e tratar de assuntos referentes aos trabalhos da Celesc, em nosso município.

Nº 12/2017 de todos os vereadores para envio de ofício ao Senhor Luiz Fernando Cardoso, Secretário de Estado da Infraestrutura – DEINFRA, convidando-o a participar de uma Sessão Ordinária nesta Casa Legislativa, em data a ser definida, para falar sobre Rodovia SC 390.