Turismo

[VÍDEO] Locomotiva é o mais novo cartão postal de Pedras Grandes

Foto: Divulgação

Pedras Grandes recebeu com festa nesta quinta-feira, 09, a locomotiva Skoda 202, o mais novo cartão postal do município. Depois de passar por uma reforma completa no Museu Ferroviário de Tubarão, a maria-fumaça fabricada em 1949 na Checoslováquia, foi transportada para seu novo lar numa operação complexa que envolveu o deslocamento do conjunto de aproximadamente 130 toneladas por via terrestre.

A logística para o transporte da locomotiva parou alguns pontos de Tubarão, no início da tarde quando o comboio partiu para Pedras Grandes. Com batedores da Polícia Militar e Guarda Municipal à frente, a locomotiva transportada em cima de uma carreta especial passou pelos bairros de Oficinas, Monte Castelo, entrou na BR-101 e seguiu pela SC-390 até seu destino.

A locomotiva foi recebida com festa na cidade de Pedras Grandes. Fogos e som do apito do trem anunciaram a chegada. A população foi às ruas para testemunhar este momento histórico.

O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, comemorou a conquista. “Trata-se de uma luta que iniciou em 1984 quando meu pai, Adelfo Filippi, então prefeito conseguiu a doação do imóvel pertencente a ferrovia e hoje é o museu estação. Agora, chega a locomotiva que ficará exposta à visitação pública e será mais um atrativo turístico de Pedras Grandes”, disse Agnaldo.

“Depois de quase 49 anos, o trem volta a passar em Pedras Grandes. A última vez que a maria-fumaça trafegou pela ferrovia foi no dia 23 de março de 1974, um dia antes da enchente”, completou o jornalista Júlio Cancellier, secretário de Turismo e Cultura de Pedras Grandes.

A Locomotiva nº 202, modelo Santa Fé, foi fabricada em 1949 pela Skoda (Tchecoslováquia, hoje parte da República Tcheca). As locomotivas desta série foram encomendadas para a ferrovia Santa Fé, nos Estados Unidos. Depois foram vendidas para os Ferrocarriles del Estado Argentino (FCEA) e no final da década 1970 adquiridas em segunda-mão pela E. F. Dona Teresa Cristina, num lote que ia do número 200 ao 210.

Com a transferência do bem para o patrimônio da Prefeitura de Pedras Grandes, o desafio foi contratar o especializado trabalho de restauro da locomotiva, o que foi possível com uma emenda parlamentar da deputada estadual Ada Faraco de Luca e autorização do governador Carlos Moisés da Silva, destinando um recurso de R$ 532 mil reais para o projeto.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A restauração, feita por antigos maquinistas e mecânicos da RFFSA, reunidos pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV), mantenedora do Museu Ferroviário de Tubarão, iniciou em abril de 2022.

A locomotiva restaurada destina-se à visitação pública, instalada sobre trilhos em um espaço de destaque ao lado da antiga estação férrea, hoje Casa da Cultura e museu municipal, no centro de Pedras Grandes.

Confira como foi realizado o transporte da Locomotiva: 

 

Notícias Relacionadas

Obras na rodovia da Imigração Italiana são retomadas em Pedras Grandes

Guardiões do Verão do Colégio Satc aprendem sobre os movimentos da Terra

Atividade lúdica estimulou os alunos do Infantil III sobre o entendimento das estações do ano, do dia e da noite

3ª edição do WorkChopp propõe desenvolvimento e networking em noite descontraída

Iniciativa promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIO reuniu 40 profissionais de diferentes áreas e contou com a participação de quatro mentores.

Operação flagra dono de bar prostituindo adolescente grávida em SC

Homem recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia