Geral

VÍDEO: ‘Para espantar o calorão’, jacarés tomam banho refrescante no mangue em Florianópolis

Por volta das 11h, os termômetros na Capital registravam uma temperatura próxima dos 30°C e os animais aproveitaram para se refrescar no mangue

Ao menos 12 jacarés foram flagrados se refrescando em um manguezal no bairro Itacurubi, em Florianópolis.. – Foto: GMF/Divulgação

Com esse calorão, a vida não está fácil nem para os bichos. Em um registro, feito pela GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), ao menos 12 jacarés foram flagrados se refrescando em um manguezal no bairro Itacurubi, em Florianópolis.

Os termômetros na Capital, por volta das 11h, registravam uma temperatura próxima dos 30°C. Não é atoa que mesmo os jacarés, répteis de “sangue-frio” procuraram um córrego para se refrescar e espantar o calorão.

A Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), explicou ser comum avistar jacarés em córregos e regiões de manguezal em Florianópolis, uma vez que é o habitat natural deles.

No vídeo, é possível perceber um aglomerado de jacarés que se banham e circulam na maior tranquilidade pelo mangue em meio a uma “selva de pedras”. Alguns, mais teimosos, insistem em ficar no sol escaldante próximo do meio-dia.

No vídeo, é possível perceber um aglomerado de jacarés que se banham e circulam na maior tranquilidade pelo mangue em meio a uma “selva de pedras”. – Vídeo: GMF/Divulgação/ND

Essa espécie de réptil se alimenta de pequenos animais, como peixes, anfíbios e outros répteis, além de aves e pequenos mamíferos. Esses alimentos são facilmente encontrados nestes locais por esses animais.

A recomendação é para que a população mantenha distância e não alimente animais silvestres como jacarés e capivaras. Caso encontre esses animais fora de seu habitat natural ou em zona de risco, a orientação é entrar em contato com os órgãos ambientais, como a polícia ambiental.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Via ND+