Geral

VÍDEOS: Chuva forte alaga casas entre bairros Arizona e Sumaré em Lauro Müller

Pelo menos duas residências foram atingidas. Moradores culpam ponte baixa que foi construída pela prefeitura e que estaria representando a água e provocando as inundações

Fotos e vídeos: Divulgação

Pelo menos duas casas localizadas no bairro Arizona, divisa com o bairro Sumaré, em Lauro Müller, foram alagadas pelas fortes chuvas que atingiram a região na madrugada desta segunda-feira, 6. De acordo com os moradores, esta á a primeira vez que isso acontece no local e eles culpam a construção de uma ponte que estaria represando a água e impedindo a vazão normal do rio. “Nunca aconteceu isso na minha casa”, disse uma moradora em um dos registros publicados pelo vereador Alexsandro Marchioli (PP).

 

“Os moradores não conseguiram dormir por que estavam com água dentro de suas casas. E isso aconteceu por causa da ponte, a chamada ponte molhada. A gente já cansou de falar, já usamos a Câmara de Vereadores para externar esse problema e nada foi feito”, disse o vereador. “Quando foi pra colocar a ponte contra a vontade dos moradores, veio todo mundo, agora não aparece ninguém para ajudar”, acrescentou Marchioli.

A reportagem do Sulinfoco entrou em contato com a coordenação da Defesa Civil de Lauro Müller. De acordo com o coordenador, José Roberto Luciano Medeiros, a Defesa Civil está ciente do problema, já esteve no local no início da manhã com a Secretaria de Ação Social e deve retornar à tarde para avaliar melhor a situação. Ele também enfatizou que já ajudou as famílias com kits de material de limpeza e cestas básicas.

Sobre a ponte ter provocado os alagamentos, ele disse que foi muita chuva no local e quem poderia responder seria os responsáveis pela obra, mesmo assim ele confirma que está há dois anos na Defesa Civil e nunca foi necessário atender moradores do local antes da construção da ponte. “Mas se á ponte ou não que está causando os problemas, isso eu não posso afirmar”, disse o coordenador que já teria passado a situação para a Administração Municipal.

Ponte baixa não possuía ligação quando foi concluída

A ponte que esta sendo apontada como a causa dos alagamentos já foi destaque por fazer ligação com terrenos particular. Na época, moradores reclamaram da situação. Conforme a moradora Mariana, a ponte foi terminada há mais de 15 dias, mas depois que a construtora encerrou os trabalhos, não houve liberação. Ela já alertava sobre o represamento de água.

Foto: Divulgação

“Queríamos explicação da prefeitura sobre a obra e o que estaria acontecendo. O que sabemos é que o terreno de uma das margens é particular e por isso não é possível fazer a estrada de acesso”, afirmou a moradora. Ela disse que não foi colocada nenhuma placa com informações da obra, como valores e prazo de conclusão. Além disso, conforme a moradora, alguns proprietários de residências que sofriam com alagamentos, temem que a obra possa facilitar o represamento de água. “A ponte é baixa e ali já alagava, o medo é de que com fortes chuvas, represe ainda mais água”, enfatizou.

O secretário de Obras do Município, Agnaldo Dias, afirmou que a ponte foi concluída. Ele também confirmou que o terreno realmente é particular em uma das margens, mas o assunto estava sendo resolvido juridicamente.

De acordo com o vereador Alexsandro Marchioi, a ponte estava sendo utilizada, mas as cabeceiras foram levadas pelas chuvas.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável