Geral

Vítimas de violência doméstica têm novo espaço para acolhimento

Sala Rosa, inaugurada na DPCAMI por intermédio do projeto OAB Por Elas, receberá mulheres para escuta humanizada, além de prestar assistência jurídica gratuita

Foto: Nilton Alves/TN

A partir desta terça-feira, as mulheres da região, vítimas de violência doméstica, têm um novo local para atendimento. Foi inaugurada na tarde de ontem, a “Sala Rosa”, que faz parte do Projeto OAB Por Elas, na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Criciúma. O espaço terá atendimentos presenciais todas as terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, por advogadas voluntárias. Nos outros dias da semana, quem procurar a DPCAMI terá o atendimento agendado.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Já as mulheres que forem ao local para registrar boletim de ocorrência ou solicitar medida protetiva serão acolhidas e atendidas por advogadas voluntárias, cadastradas no sistema de assistência judiciária gratuita. A assistência será concedida para as vítimas que provarem sua hipossuficiência econômica e, consequentemente, terão acompanhamento processual de forma gratuita nas delegacias especializadas e no Judiciário.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O ato de inauguração reuniu autoridades locais e regionais. “Fortalecer a rede de proteção e combate à violência doméstica é um ato importante de enfrentamento à violência. O objetivo é que todas as cidades tenham uma sala como essa”, ressaltou a vice-presidente da OAB Subseção Criciúma, Rosana Guimarães Correa. “O trabalho é árduo para todos e abrange nosso atendimento e acolhimento. Parabéns aos voluntários, plantonistas e todos que estão envolvidos no combate à violência”, emendou a advogada Patricia Nicodemus Valenzuela, coordenadora estadual do Projeto OAB Por Elas.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

Avança projeto que garante dispositivo de socorro para mulheres em risco

A Comissão de Segurança Pública aprovou o Programa Mulher Alerta, que fornecerá dispositivos de emergência para mulheres em risco, permitindo acionar e ser rastreada pela polícia em tempo real.

Saúde SC reforça campanha “Seja Homem. Denuncie” durante congresso estadual em Chapecó

Estado apresenta dados sobre violência contra mulheres e destaca ações integradas de proteção e atendimento às vítimas.

Projeto cria programa nacional para ampliar casas-abrigo para mulheres em risco

Proposta prevê repasse de recursos federais para construção, reforma e custeio de unidades de acolhimento em municípios com mais de 50 mil habitantes.