Geral

Voluntários levam alegria e esperança ao HMISC

Teatro de fantoches, música, balões coloridos e máscaras fizeram parte do uniforme de quem estava na instituição

Esse último domingo (27) foi diferente no Hospital Materno Infantil Santa Catarina. A presença do grupo Ação Mais levou alegria e uma mensagem de esperança através dos voluntários. Durante a tarde, teatro de fantoches, música, balões coloridos e máscaras fizeram parte do uniforme de quem estava na instituição.

"Foi muito gratificante a ação no HMISC. Percebemos o carinho e a reciprocidade dos familiares. Pudemos levar um pouco de paz a cada uma dessas pessoas. Sabemos que o hospital é um lugar onde as pessoas buscam a solução para os seus problemas, é um local de preocupação, ansiedade e nervosismo. No entanto, saímos de lá mais leves e muito mais felizes, afinal, mesmo que não tenhamos a cura, levamos um pouco de esperança para cada uma daquelas pessoas", ressalta Marcelo Raupp, um dos coordenadores do Ação Mais.

"Este tipo de trabalho é muito importante para o HMISC. A hospitalização conjugada com a doença gera uma situação de estresse, de crise, não só para as crianças, como também para os familiares. Por isso, a atividade lúdica fornece a todos, novos pontos de referência no que se refere ao ambiente hospitalar. Proporciona a quebra do medo que a criança constrói em relação ao hospital, o que contribui para o bom andamento do tratamento e também da cura", enaltece Maria Flávia Baesso, Psicóloga HMISC.

As atividades realizas pelo grupo Ação Mais iniciaram ainda na semana passada com a pintura do muro da instituição. Voluntários usaram cores alegres e vibrantes, além de desenhos coloridos, para embelezar o local. No domingo foi a vez da alegria nos corredores da instituição. "Nosso próximo passo será fazer um ambiente aconchegante na entrada do hospital. Conseguimos a doação de bancos de concreto que serão colocados embaixo das árvores, garantindo um local tranquilo para descanso. Além disso, a empresa Hidrorepel forneceu toda a tinta necessária para a pintura da fachada do HMISC. Queremos fazer mais este trabalho", aponta Marcelo.

Sobre o Ação Mais:

O Projeto Ação Mais é realizado por um grupo de voluntários (em média 15 pessoas) que todos os meses realizam um dia especial em instituições da região. Formado há dois anos, conta também com o apoio de patrocinadores para que as ações planejadas sejam executadas.

O grupo trabalha baseado em três pilares:

– O material: com reformas, pinturas e melhoria na estrutura física, além da busca de doações, como ocorreu em dezembro de 2012, quando foram conseguidas sete mil fraldas geriátricas para os asilos de Criciúma, doadas em uma ação itinerante que percorreu oito instituições da cidade.

– O afetivo: Dar carinho, proporcionar um dia diferente, onde o afeto e a atenção sejam ressaltadas fazem parte do objetivo dos voluntários.

– Informação: Criando ações que beneficiem o coletivo e mostre o trabalho realizado, o Ação Mais quer também levar informação para toda a comunidade. Mostrar o trabalho sério realizado nas instituições que recebem o grupo, além de despertar a solidariedade, a vontade de ajudar ao próximo.

Jéssica Pereira/Assessora de Comunicação Hospital São José

  • p17i33fsqshob158a1bn8dcu7gr3
  • p17i33fsqs16nm834h8v5f0sbp4
  • p17i33fsqstt51vilg5pja336m5
  • p17i33fsqs1feu64a14dj1rkfsp6
  • p17i33fsqsl46fhp1deuc197md7