Esporte

Xô, Segundona! Tigre volta à Série A do Estadual

Criciúma bate, novamente, o Nação e garante a vaga na Primeira Divisão do Catarinense em 2023. Após breve susto, Tricolor Carvoeiro vira o jogo, vence por 3 a 1, e a torcida faz a festa, no Majestoso lotado

Foto: Celso da Luz/CEC

Até nunca mais, Série B do Catarinense! O Tricolor Carvoeiro está de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído: a Primeira Divisão do Estadual. Na noite desta quarta-feira, encerrou o calvário do Tigre com uma noite histórica. A vitória por 3 a 1 diante do Nação confirmou o retorno do time treinado por Cláudio Tencati para a Série A do futebol de Santa Catarina. O Criciúma chegou a levar um susto com o gol de Mateus, após cobrança de pênalti, logo aos seis minutos. Porém, em seguida, brilhou a estrela de Hygor, que marcou duas vezes ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Lohan deu números finais ao placar. Após o apito de encerramento, festa da torcida nas arquibancadas do Heriberto Hülse.

No primeiro minuto de jogo, Arilson avançou pelo meio e foi derrubado na intermediária. Falta. Na queda, o volante do Tigre, destaque da equipe, bateu com o rosto na perna do adversário e teve uma leve escoriação. Após dois minutos de atendimento, Helder cobrou e a bola desviou na barreira. Escanteio. Na cobrança, Hygor colocou pela linha de fundo. Aos quatro minutos, Da Silva cruzou da direita, Mateus dominou e Zé Marcos tocou a mão na bola dentro da área. Pênalti. O mesmo Mateus bateu e fez: 1 a 0 para o Nação aos seis minutos. A partir daí, o Criciúma foi para cima, mas o time de Canoinhas fortaleceu a marcação e começou a cometer faltas fortes. Aos 10 minutos, a pressão deu resultado: Marcos Serrato cobrou falta da intermediária e Hygor subiu por trás da zaga para igualar: 1 a 1. Aos 15 minutos, Lohan recebeu de Arilson, ajeitou e bateu forte, na entrada da grande área, mas a bola subiu e saiu pela linha de fundo. Um minuto depois, Arilson fez jogada pela direita e cruzou, Lohan escorou e Fellipe Mateus bateu colocado, mas a bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. Quase o segundo gol carvoeiro.

Aos 22 minutos, Da Silva lançou Octávio, que invadiu a área e caiu, mas o árbitro Bráulio da Silva Machado nada marcou. O Nação também chegava ao ataque com perigo. Aos 23 minutos, Thiago Alagoano e Diego, zagueiro reserva que recém havia entrado, se chocaram de cabeça e o jogo parou novamente. A partida estava bastante truncada durante o primeiro tempo. Aos 27 minutos, Hygor trocou passes com Arilson e caiu na entrada da grande área. O atacante do Criciúma pediu falta, mas o árbitro Bráulio da Silva Machado nada marcou. A partir daí, a partida perdeu qualidade, com muitos passes errados e jogadas desperdiçadas ainda no meio campo. Com mais posse de bola, o Criciúma tentava criar jogadas, mas a zaga do Nação marcava firme e não permitia a conclusão do ataque carvoeiro.

Aos 44 minutos do primeiro tempo, Renan Areias cruzou da direita, Lohan trombou com o zagueiro Diego e cabeceou para a grande defesa parcial de Agenor, no rebote, Hygor, embaixo da trave, vira o jogo: 2 a 1. Os jogadores do Nação pediram falta no defensor, mas o juiz nada marcou. Aos 48 minutos, Mateus cabeceou com perigo, após cobrança de escanteio, e a bola saiu pela linha de fundo. No final da primeira etapa, a torcida já iniciou a festa com as lanternas dos celulares ligadas e uma festa bonita nas arquibancadas do Majestoso.

O gol da tranquilidade sai na segunda etapa

Logo no começo da segunda etapa, aos dois minutos, Léo Caeté lançou na área, Mateus escorou e Luis, sozinho, na entrada da grande área, bateu forte e bola saiu perto da trave de Gustavo. Lance de perigo do Nação. No minuto seguinte, o time de Canoinhas errou a saída de bola, Hygor tocou para Fellipe Mateus, que bateu forte, na entrada da grande área, mas a bola saiu por cima da trave. Duas jogadas perigosas no começo da etapa final. Aos nove minutos, um erro bisonho na saída de bola do Nação, o goleiro Agenor não dominou a bola, dentro da pequena área, Fellipe Mateus aproveitou e tocou para Lohan, na marca do pênalti, que completou para as redes: 3 a 1.

Daí para frente foi só questão de tempo para a festa aumentar nas arquibancadas do Majestoso. A partida caiu de produção: enquanto o Tigre administrava o jogo, o Nação não tinha forças para ameaçar a vantagem carvoeira. Aos 22 minutos, uma das raras chegadas do time de Canoinhas na etapa final: Poffo fez jogada pela esquerda e cruzou, mas Luis não conseguiu alcançar e a zaga tirou. No minuto seguinte, Vitinho arriscou de fora da área, mas Gustavo pegou. Aos 29 minutos, um pequeno desentendimento entre Lohan e Diego, mas logo contido pelos demais jogadores.

No últimos 15 minutos, o Tricolor Carvoeiro fez o tempo passar, enquanto o Nação não conseguiu mais chegar ao ataque com perigo. Aos 37 minutos, Renan Areias apareceu na intermediária e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, Fernando Viana, na área, fez a jogada e tocou para Lucas Poletto que bateu, mas Agenor pegou. Aos 42 minutos, novo erro na saída de bola do Nação, Lucas Xavier ficou com a bola, sozinho, e bateu forte, mas Agenor pegou. No rebote, Fernando Viana perdeu uma chance clara. No final, 3 a 1 para o Tigre, acesso garantido e festa nas arquibancadas e no gramado do Majestoso.

Campeonato Catarinense – Série B – Semifinal – Jogo de Volta

Quarta-feira (24/08) – 20 horas – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

CRICIÚMA

Gustavo; Renan Areias, Rodrigo, Zé Marcos e Helder; Marcos Serrato (Lucas Poletto), Arilson, Fellipe Mateus (Henríquez Bocanegra) e Thiago Alagoano (Rômulo); Hygor (Lucas Xavier) e Lohan (Fernando Viana). Técnico: Cláudio Tencati

NAÇÃO

Agenor; Da Silva, Diogo (Diego), Fales e Vandinho; Léo Caeté (Mayck), Lucas Sales (Luis) e Octávio (Poffo); Vitinho, Mateus e Vinícius (Kauê Pieper). Técnico: Pedro Paulo

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado; Auxiliares: Alex dos Santos e Johnny Barros de Oliveira

GOLS: Mateus (6/1T) (N); Hygor (10/1T e 44/1T) e Lohan (9/2T) (C)

Cartões Amarelos: Lucas Sales, Fales, Poffo e Mateus (N); Marcos Serrato (C)

Cartões Vermelhos: Não houve

Público: 10.655

Renda: R$ 150.610,00

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Tigre se reapresenta para treino depois de derrota no final de semana

O Tigre enfrenta o Sport no próximo sábado, 9, às 20h45, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os carvoeiros seguem com 44 pontos no G4 da Série B

Coronavírus em SC: Mais de 345 leitos estão habilitados no plano de contingência estadual

Santa Catarina habilitou 233 leitos de retaguarda para internações clínicas não relacionadas à Covid-19, e outros 112 leitos de UTI Adulto e Pediátrico para casos de coronavírus.

Satc/FME se classifica para a fase final do Estadual de Basquete sub-15

Etapa semifinal foi realizada em Criciúma e em Joinville no último fim de semana

Equipe de Saúde de Santa Rosa de Lima tem três projetos premiados na mostra estadual Aqui tem SUS

Ao todo, 189 trabalhos de diversos municípios do estado foram apresentados durante a Mostra.