Economia

50 anos da Plaszom são celebrados junto aos colaboradores e familiares durante missa e coquetel; Veja vídeo

Foto: Ketully Beltrame / Sul in foco

Diretores, colaboradores e familiares comemoraram os 50 anos de história da empresa Plaszom em uma missa celebrada na Igreja Matriz Santa Otília pelo pároco, padre Marcelo Wiggers Buss, às 17h desse domingo (8), com o intuito de agradecer por todas as conquistas alcançadas. Posteriormente, uma cerimônia seguida de coquetel foi realizada nas dependências do Centro de Eventos Galiano Zomer.

O fundador da empresa, Francisco Zomer, aos 81 anos, a esposa e sócia Elzira Berger Zomer, aos 79 anos, juntamente com os filhos Gleb Berger Zomer, Michel Berger Zomer e Deise Zomer, que formam a atual direção da Plaszom, e os netos e demais familiares, estiveram presentes na cerimônia. O clima de homenagem e gratidão predominou o momento. Assim como presou-se durante toda a trajetória cinquentenária, os colaboradores, considerados fundamentais para o crescimento sustentável e responsável da empresa, tiveram reconhecimento especial pelos seus esforços, assim como os clientes, fornecedores, parceiros e amigos.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Na celebração da igreja matriz, os instrumentos significativos que simbolizam os frutos do trabalho de todos os que participaram da história da empresa foram colocados ao altar. Entre eles, os equipamentos de segurança; a matéria-prima; os meios de transporte; a valorização do ser humano por meio do Centro Sociocultural ProArt, administrado há dez anos pelo Instituto Francesco Zomer em parceria com a Prefeitura de Orleans e o Lions Clube; e, por fim, a família, que representa os valores fundamentais para a construção de uma sociedade melhor.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Em seu pronunciamento, o superintendente Gleb Berger Zomer lançou um desafio. “Em 50 anos, fomos uma opção. Nos próximos 50 anos, seremos a melhor opção. Algumas pessoas podem achar esta frase muito pesada, mas esta é a regra do mercado. Precisamos ser os melhores para sobreviver. Um time de futebol, por exemplo, não chega a ser campeão sem ser o melhor. Então este é o nosso desafio para os próximos 50 anos e é a melhor opção que nós temos. Não podemos parar de sonhar, e de sonhar alto, assim como meu pai, para podermos realizar”, afirmou.

Também na oportunidade, mensagens de Francisco e de Elzira foram lidas aos presentes:

Francisco Zomer, 81 anos, fundador:

“A história da Plaszom me deixa muito agradecido e satisfeito. Estou praticamente realizado por ter feito tudo isso, e acredito que fiz com muita seriedade e competência. Sempre tivemos como filosofia devolver à sociedade aquilo que usufruímos, por isso somos uma empresa que, desde sua fundação, é altamente engajada nos atos culturais, sociais e esportivos de Orleans.

Em todos esses anos, uma coisa aprendi logo lá no início: uma empresa só consegue crescer quando conta com grandes pessoas. E nesta trajetória, eu tive a felicidade de poder contar e de vivenciar, diariamente, com milhares delas. É por isso que, ainda hoje, nosso maior investimento continua sendo no potencial e no bem-estar de cada funcionário da Plaszom. Pois só chegamos aos nossos 50 anos por causa do trabalho e da dedicação de cada um deles. Aproveito para agradecer, também, a todos os clientes, fornecedores, parceiros e amigos que ajudaram a escrever esta bela história conosco. Mais que uma empresa, a Plaszom é como uma família. Uma grande família que levo no meu coração”.

Elzira Berger Zomer, 79 anos, esposa e sócia de Francisco:

“A Plaszom cresceu até chegar ao que é hoje porque por ela passaram muitas pessoas boas, funcionários que vestiam a camisa e davam o melhor de si. E o Chico sempre se preocupou muito com esse lado humano, desejando que os mesmos crescessem, estudassem, adquirissem casa própria. Pois se o funcionário estivesse satisfeito com a empresa, ele faria um ótimo trabalho. Isso se pode comprovar através da Fundação Plaszom, da Associação Atlética e do Projeto Mutirão, criado para que os funcionários pudessem ter moradia própria.

Foi no Lions Clube que adquirimos essa visão de servir ao próximo, de lutar para desfazer as desigualdades sociais. E isso influenciou muito o Chico na parte empresarial também. Ele sempre amou Orleans e através da Plaszom gerou emprego e renda para o município, além do apoio à cultura, à educação, ao esporte. Até hoje, sua preocupação nunca é apenas com o lucro, mas sim em ver a cidade que nasceu crescer, ser bem vista, ser referência. E chegar aos 50 anos com essa história tão exemplar, mostra que todos os seus esforços deram muito certo”.

O vídeo institucional em comemoração aos 50 anos foi lançado na ocasião. Assista abaixo:

Depoimento de colaboradores:

Iniciei em outra unidade da Plaszom, onde fiquei por três anos, até que tive a oportunidade de ser transferido para a Unidade 3. No início foi difícil mas acabei me adaptando e logo me tornei operador de quase todas as máquinas. Aqui aprendi a controlar os materiais, o que usava, os gastos, e levo isso para minha vida. Percebemos que é uma empresa fiel, que trata seu colaborador bem, onde há companheirismo. Sabendo como a empresa iniciou, pequena e com outros objetivos, e agora presenciando o que estamos construindo, fico orgulhoso fazer parte desta grande história.

Claudionor Elias, 33 anos
Operador de Termoformagem – Unidade 3
14 anos de Plaszom

Foi o meu primeiro emprego, não tinha experiência, mas sempre quis esta oportunidade. Minha mãe trabalha na Plaszom e sempre me falou de como a empresa era boa e de seus benefícios. Gosto de ser aprendiz aqui, pois sou muito bem treinado, aprendo bastante e gosto muito das pessoas que trabalham comigo. Decidi me aperfeiçoar no que faço hoje. Sei que uma empresa não completa 50 anos por acaso e o legal que me sinto parte de um pouquinho desta história.

Dhonata Rossi Correa, 17 anos
Jovem Aprendiz – Almoxarifado – Unidade 2
10 meses de Plaszom

A Plaszom me permitiu estudar, aprender, e minha primeira oportunidade foi como operador de corte solda em 1991. Em 1994 fui transferido para a Unidade II, que estava iniciando suas atividades. Lá pude me tornar líder de turno, supervisor de setor, até chegar ao cargo de gerente geral da unidade em dezembro de 2005, permanecendo no cargo por exatos 9 anos. Na Plaszom ganhei amigos, passei por diferentes profissões e recebi muitos desafios, acredito que o maior deles foi em dezembro de 2014, onde fui convidado a iniciar uma unidade do grupo na cidade de Manaus/AM, onde resido atualmente. É uma empresa da qual me orgulho, tenho enorme gratidão e satisfação em fazer parte. Parabéns Plaszom, obrigado por ter me acolhido e me proporcionado estar escrevendo a minha história!

Cleder Niero, 42 anos
Gerente Geral GDM Plásticos – Unidade de Manaus
26 anos de Plaszom

No início era bem diferente de onde eu trabalhava antes, mas gostei muito do respeito que todos têm com quem trabalha aqui e dos benefícios. Uma coisa que chama a atenção é realmente o estilo familiar que temos na Plaszom, pois meu marido já trabalha aqui, eu agora, e muitos outros têm o mesmo exemplo. Há muito trabalho e respeito entre todos. Estou há pouco tempo na empresa, mas acredito que uma empresa com 50 anos só sobrevive quando tem um pouco deste estilo de valorizar a família e seus colaboradores.

Gabriella Colossi, 26 anos
Operadora de corte e solda – Unidade 2
1 ano e 3 meses de Plaszom

Meu marido já trabalha nas empresas do grupo, por isso sempre desejei trabalhar na Plaszom. Aqui temos muitas oportunidades, pois entrei e já aprendi a operar máquinas. Isso, a meu ver, demonstra que confiam em mim e no meu trabalho. Sabendo que a empresa está completando 50 anos, fico honrada de fazer parte neste momento tão especial, pois não é sempre e nem fácil completar meio século de história.

Daniela Menegasso Estevão, 24 anos
Operadora de Refiladeira – Matriz
3 meses de Plaszom

Com muito orgulho, posso dizer que vivenciei metade desta bela história de 50 anos. Ser um colaborador de tanto tempo da empresa é sentir-se realmente um membro da Família Plaszom.

Gildo Rotta Filho, 58 anos
Gerente de vendas – Unidade III
25 anos de Plaszom

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Desde o início fui muito bem recebida e treinada na minha função. Me relaciono muito bem com todos pois percebo que aqui a humildade de todos prevalece. Líderes, gerentes, todos se falam com respeito e com tratamento igual, gosto muito disso. Mantendo este clima será uma empresa que vai existir por no mínimo mais 50 anos e pretendo estar nela por muito tempo também.

Josiani Salvalagio Del Castanhel, 28 anos
Operadora de corte e solda – Unidade II
1 ano e 5 meses de Plaszom

Primeiramente, agradeço à direção pelos 20 anos de empresa conquistados e parabenizo pela passagem do aniversário de 50 anos da Família Plaszom. Devo dizer que o começo não foi fácil, eram tempos de enxada e pá, e pouca tecnologia. Mas, graças a muito esforço e alegria, superamos dificuldades e juntos fomos capazes de iniciar a construção da Unidade III. Em seguida viria a oportunidade de atuar como auxiliar de produção, e posteriormente, ocupar a posição de supervisor do departamento técnico. Palavras nem sempre são suficientes para expressar a gratidão e o respeito a todos que fazem parte desta caminhada.

Lochaider Bianco Rohling, 40 anos
Supervisor do Departamento Técnico – Unidade III
20 anos de Plaszom

O que mais gosto aqui é operar máquinas, pois tenho bastante autonomia para exercer o meu trabalho e expor minhas ideias. Acredito que uma empresa são as pessoas que nela trabalham e há sempre um esforço para que as pessoas se relacionem bem aqui.

Tania Eing Moraes, 36 anos
Operadora de Termoformagem – Unidade III
16 anos de Plaszom

Falar da Plaszom em minha vida se resume em uma única palavra: gratidão. Sou grata por fazer parte desta história de 50 anos e por esta empresa estar em minha vida. Iniciei minha vida profissional em 1994, casei e adquiri um terreno onde construí minha casa com apoio da empresa. Durante esta caminhada, realizei sonhos pessoais, profissionais e ganhei muitos amigos que moram em meu coração. Tenho um imenso respeito por todos. Nossa empresa está em Orleans, mas seu compromisso econômico e social é com toda a nação. Tenho orgulho de ser e fazer parte da Plaszom.

Simone Schambeck Andrade Milack, 47 anos
Assistente Social
23 anos de Plaszom

Tenho orgulho de fazer parte do quadro de colaboradores da empresa Plaszom por mais de 20 anos. Sou eternamente grato por todas as minhas conquistas profissionais e pessoais. Empresa que tem a frente diretores com espírito empreendedor, que faz com que seus colaboradores acreditem em um futuro melhor para si e seus familiares. Parabéns a toda família Plaszom por seus 50 anos.

Joelcio Nicoladeli, 45 anos
Gerente de produção – Unidade III
20 anos de Plaszom

De 1980 a 1988 trabalhamos praticamente com o mesmo modelo de equipamentos, depois disso veio um grande desenvolvimento. Começamos a trabalhar com máquinas mais modernas, principalmente vindas da Alemanha. De lá para cá, só aumentou a qualidade e o profissionalismo.

Lucemar Mariot, 55 anos
Motorista
37 anos de Plaszom

Gosto muito de trabalhar aqui, principalmente da família Zomer, pois durante a minha vida, quando mais precisei, sempre me auxiliaram profissionalmente. Mesmo aposentado, ainda trabalho porque vivo ótimos momentos ao lado de meus colegas e da empresa, que auxilia muito o colaborador em várias coisas. Para o futuro, vejo que a Plaszom está cada vez mais se adaptando às novidades, produzindo mais e melhor para suprir as necessidades do mercado.

Marcio Antonio Cancelier, 59 anos
Líder de expedição – Unidade II
24 anos de Plaszom, se aposentou aqui.

Como funcionário mais antigo em atividade, tenho muitas boas histórias para relembrar. Uma delas foi quando nos tornamos referência na produção de plásticos e fomos convidados para ir ao Polo Petroquímico ensinar a forma como fazíamos um determinado tipo de plástico. Essa experiência foi muito gratificante, pois eram muitos doutores e químicos experientes pedindo que um operador de máquina de Orleans ensinasse a eles.

Jander Luiz Barzan, 59 anos
Gerente de produção – Matriz
40 anos de Plaszom

Trabalhar na Plaszom significa estar conectado com as novidades, há sempre muitos desafios, que nos levam a aprimorar constantemente, seja o desenvolvimento pessoal ou tecnológico. É uma empresa muito familiar, que dá oportunidade de crescimento para as pessoas da comunidade local.

Jair Angelo André, 52 anos
Gerente de produção – Matriz
27 anos de Plaszom

Galerias de fotos

Missa celebrada na Igreja Matriz Santa Otília

  • IMG_3252 (Copy)
  • IMG_3253 (Copy)
  • IMG_3259 (Copy)
  • IMG_3260 (Copy)
  • IMG_3265 (Copy)
  • IMG_3268 (Copy)
  • IMG_3271 (Copy)
  • IMG_3276 (Copy)
  • IMG_3278 (Copy)
  • IMG_3280 (Copy)
  • IMG_3285 (Copy)
  • IMG_3288 (Copy)
  • IMG_3292 (Copy)
  • IMG_3295 (Copy)
  • IMG_3299 (Copy)
  • IMG_3303 (Copy)
  • IMG_3305 (Copy)
  • IMG_3307 (Copy)
  • IMG_3310 (Copy)
  • IMG_3312 (Copy)
  • IMG_3315 (Copy)
  • IMG_3317 (Copy)
  • IMG_3320 (Copy)
  • IMG_3321 (Copy)
  • IMG_3325 (Copy)
  • IMG_3339 (Copy)
  • IMG_3345 (Copy)
  • IMG_3351 (Copy)
  • IMG_3357 (Copy)
  • IMG_3359 (Copy)
  • IMG_3362 (Copy)
  • IMG_3364 (Copy)
  • IMG_3366 (Copy)
  • IMG_3367 (Copy)
  • IMG_3368 (Copy)
  • IMG_3371 (Copy)
  • IMG_3376 (Copy)
  • IMG_3377 (Copy)
  • IMG_3380 (Copy)
  • IMG_3385 (Copy)
  • IMG_3388 (Copy)
  • IMG_3394 (Copy)

Coquetel no Centro de Eventos Galiano Zomer

  • IMG_3400 (Copy)
  • IMG_3402 (Copy)
  • IMG_3404 (Copy)
  • IMG_3407 (Copy)
  • IMG_3409 (Copy)
  • IMG_3413 (Copy)
  • IMG_3417 (Copy)
  • IMG_3420 (Copy)
  • IMG_3421 (Copy)
  • IMG_3427 (Copy)
  • IMG_3428 (Copy)
  • IMG_3431 (Copy)
  • IMG_3433 (Copy)
  • IMG_3436 (Copy)
  • IMG_3439 (Copy)
  • IMG_3440 (Copy)
  • IMG_3442 (Copy)
  • IMG_3446 (Copy)
  • IMG_3448 (Copy)
  • IMG_3450 (Copy)
  • IMG_3455 (Copy)
  • IMG_3457 (Copy)
  • IMG_3461 (Copy)
  • IMG_3466 (Copy)
  • IMG_3472 (Copy)
  • IMG_3483 (Copy)
  • IMG_3485 (Copy)
  • IMG_3486 (Copy)
  • IMG_3488 (Copy)
  • IMG_3493 (Copy)
  • IMG_3494 (Copy)
  • IMG_3501 (Copy)

Notícias Relacionadas

Braço do Norte comemorará 62 anos ao ritmo de Rock’n Camerata; Veja vídeo

Semana Cultural: programação de aniversário de Orleans é aberta oficialmente

Promoção “50 Chances de Ganhar”: Auriverde comemora cinquentenário sorteando R$ 90 mil em prêmios

Orleanenses são convidados a conferir a revitalização do Paredão nesta quarta-feira