Arquitetura e Interiores

Lustres x Pendentes: dicas do como e onde usá-los

Antes, o lustre ou o pendente eram utilizados apenas em cima da mesa de jantar, mas hoje ele faz parte da decoração de qualquer ambiente, seja ele cozinha, quarto, banheiro, hall de entrada.

Mas você sabe a diferença entre lustre e pendente?

A maioria acha que se trata da mesma coisa. Por isso, aqui vai um guia rápido sobre as diferenças entre eles, dos usos e das tendências.

Lustres geralmente são mais elaborados, com várias lâmpadas e detalhes, e a luz que produzem é difusa, se espalhando por todo o ambiente. Em salas com pé direito alto, eles se tornam o ponto focal da decoração, adicionando personalidade, contraste ou aconchego, de acordo com o estilo escolhido.

Coluna

Foto: Divulgação

Coluna

Foto: Divulgação

Pendentes têm uma iluminação mais direta, com foco para baixo. Em geral, com uma lâmpada só, criando um ambiente mais acolhedor.

Coluna Interiores

Foto: Divulgação

Coluna Interiores

Foto: Divulgação

Ambos podem ser usados em qualquer ambiente. O importante é prestar atenção na proporção do lustre ou pendente ao espaço, para não tomar muito do ambiente nem ficar tímido demais. Nunca deixe que ele obstrua a visão das pessoas, deixando-o muito baixo. Uma regra básica é pendurar a luminária a pelo menos 20 centímetros do teto e a, no mínimo, 80 centímetros de distância do tampo da mesa de jantar.

Quando for escolher um pendente para colocar sobre uma mesa de vidro, procure um que tenha um difusor ou proteção na lâmpada, para evitar que ela reflita no tampo, incomodando as pessoas.

Tendências:

Instalar os pendentes e lustres aos pares, sobre a mesa de jantar, está super em alta e fica lindo.

Coluna Interiores

Foto: Divulgação

Já em salas de estar ou recepções, lustres menores são pendurados juntos, em alturas diferentes, formando quase que uma espiral descendente. O efeito fica lindo em locais com pé direito alto e substitui um lustre enorme e pesado.

Coluna Interiores

Foto: Divulgação

Os lustres também têm aparecido na sala de estar, substituindo os abajures, pendurados baixo, perto das mesas laterais do sofá. O efeito fica lindo e bem moderno.

Coluna Interiores

Foto: Divulgação

Nos quartos, dá para fazer a mesma coisa, mas com pendentes ou lustres que tenham mangas ou cúpulas protegendo as lâmpadas. Assim, a luz não ofusca os moradores e o quarto fica mais aconchegante e agradável para ler.

Coluna Interiores

Foto: Divulgação

Em meus projetos, já sugeri para clientes o uso de pendentes em quarto de casal utilizando acima dos criados mudos de forma simétrica ou assimétrica, como, por exemplo, um pendente de um lado e uma luminária de leitura fixa do outro lado. É uma boa sugestão para quem quer algo diferenciado e acolhedor, pois deixa o quarto mais aconchegante.

Coluna Interiores

Foto: Divulgação

O importante sempre é procurar uma luminária que, além de fornecer boa luz, combine com o estilo da decoração e que você goste muito. Ao contrário dos spots e lâmpadas embutidas, os lustres e pendentes foram feitos para ser vistos e admirados e devem ser tratados como parte da decoração.

Se você tiver dúvidas, mande um e-mail. Terei o maior prazer em ajudar.

contatojkdesign@gmail.com

Notícias Relacionadas

Hospital São José de Criciúma realiza primeira cirurgia de coluna por vídeo

Procedimento muito menos invasivo, a primeira cirurgia por vídeo realizada na instituição, durou cerca de 38 minutos, superando as expectativas do médico cirurgião.

Operação Carne Fraca

O que é automação residencial?

Venda Mais e Melhor