Saúde

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Carregar pesos como caixas térmicas e cadeiras de praia podem causar dores e até lesões na coluna.

Foto: Divulgação

Para muitas pessoas, o Verão costuma coincidir com períodos de descanso, férias e temporadas ou viagens à praia. No entanto, o que deveria ser um momento de relaxamento pode virar uma dor de cabeça se alguns cuidados não forem tomados. Além da devida proteção contra o Sol e constante hidratação, também é fundamental dar atenção para as costas e a coluna.

Neste período, é comum carregar pesos como caixas térmicas, cadeiras de praia, entre outros objetos. A fisioterapeuta Gisseli Serafim, da Clínica Levittá – ITC Vertebral, de Criciúma, alerta que as pessoas precisam ter mais cuidado no momento de buscar a caixa térmica ou outro objeto, ou seja, o momento de agachar para alcançar o objeto que está no chão ou próximo dele.

“Elas devem fazer isso evitando dobrar a coluna. A forma correta é se aproximar o máximo possível do objeto, abaixar os quadris e dobrar os joelhos, ficando na posição de cócoras. Feito isso, a pessoa realiza o movimento de levantamento do peso”, orienta.

Na hora de carregar as cadeiras de praia também é importante estar atento ao volume que será carregado e aos movimentos para erguê-lo. Caso seja necessário carregar várias cadeiras ao mesmo tempo, o ideal, segundo Gisseli, “é usar carrinhos com rodinhas que são próprios para levar cadeiras e outros pesos para a praia, reduzindo bastante o esforço, principalmente para a região dos ombros e da cervical”.

Ainda sobre cadeiras de praia, a profissional lembra que existem diversos modelos disponíveis no mercado, porém, as que trazem mais conforto e posicionam melhor a coluna são aquelas mais simples e mais altas. Ela explica que o fato de ser mais alta facilita na hora de levantar da cadeira, reduzindo a força feita pela coluna e a pressão nas articulações dos joelhos e dos quadris.

Outra dica importante é evitar ficar períodos prolongados na mesma posição na cadeira de praia, intercalando com alongamentos e caminhadas. “Porém, no caso da caminhada, mesmo que seja breve, é importante usar um tênis confortável para reduzir o impacto causado na coluna e nos joelhos”, destaca Gisseli.

Atividades físicas na praia

Como já citado pela fisioterapeuta, todo e qualquer tipo de atividade física que for realizado na areia da praia, até mesmo uma caminhada breve, deve ser feito com um calçado confortável, um par de tênis. “É importante que ele tenha um sistema de amortecimento, boa ventilação e seja na numeração correta para cada pessoa”, acrescenta.

Uma roupa leve e confortável, além de protetor solar e uma garrafinha de água, também são fundamentais. A profissional afirma que ter uma alimentação saudável e beber bastante água é muito importante para o bom funcionamento do organismo como um todo, pois o corpo humano é constituído por 70% de água e ela ajuda a hidratar as articulações, o que é importante para evitar processos degenerativos no futuro.

Colaboração: Vanessa Amando | NB Comunicação

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Mulheres convivem há anos com dores após cirurgias malsucedidas feitas em mutirão em Criciúma

Ministério Público fez TAC com prefeitura e hospital para garantir operações reparadoras. Município diz que todas as pacientes serão avaliadas.