Mundo Animal

Seu gato está acima do peso?

Foto: Reprodução / Internet

A obesidade é uma realidade entre os bichanos, mais de 30% dos gatos encontram-se nesta situação de sobrepeso. Os gatos domésticos, principalmente os castrados, geralmente são mais calmos do que os cães, pois se tornam mais tranquilos e caseiros, perdendo o hábito da caça e o estímulo dos passeios noturnos, com isso acabam comendo mais do que conseguem gastar, e isso é facilmente notado por gordurinhas que se depositam principalmente na parte abdominal.

Pode ser considerada obesidade o aumento de 15 a 20% do seu peso ideal. Veja a tabela abaixo:

Foto: Reprodução / Internet

Muitos proprietários acham os gatos obesos mais “fofos”, mas essa condição traz malefícios predispondo-os a doenças como diabetes, artrose, lipidose hepática, problemas no trato urinário, diminuição da expectativa de vidas entre outras.

Por isso é muito importante delimitar os horários das refeições, a quantidade ideal e estimular a prática de exercícios (claro que seu gato não vai para a academia), mas tem algumas dicas que podem ajudar seu gato a se mexer:

• Coloque a comida ou petiscos em lugares altos, para que ele tenha que pular para comer.
• Utilize garrafas pet fechadas, com alguns furos onde seja possível a saída de apenas um grão por vez, assim ele terá que brincar com o objeto para poder comer, isso também funciona com caixas de papel.
• Compre arranhadores com tocas, gatos adoram brincar de pendurar e escalar.
• Bolinhas, principalmente de papel, são um ótimo atrativo para uma brincadeira. (cuidado com novelos de linha, eles podem ingerir)
• Utilize passarelas nas paredes se possível, para uma melhor movimentação pela casa.
• Brinque com seu gato, principalmente quando ele se deitar sobre seu livro ou notebook pedindo atenção.

Para a implantação de uma dieta, busque orientação de um médico veterinário, ele irá prescrever a melhor forma do seu animal perder peso com segurança. E lembre-se: não se trata de estética e sim de saúde!

Foto: Reprodução / Internet

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

A baixa qualidade da educação brasileira

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso questiona os pais sobre a qualidade da educação nas escolas públicas do país. E você, está satisfeito?

Bauer, Amin e Kleinübing

O poder da mídia

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso avalia a relação da mídia atual com a divulgação de informações sobre o novo tipo de gripe, o H3N2, à população.