Geral

1ª Mostra de Cinema da FCC encerra nesta sexta-feira

Na Mostra são apresentados 44 filmes brasileiros com duração de três a 15 minutos

A aula dessa quinta-feira (12) foi bem diferente e divertida para a pequena Karolayne Vitória Osório Pavei. Ela é uma das crianças da escola Padre Carlos Veck, do bairro Cidade Mineira Velha, que prestigiou mais uma apresentação de curta metragem da 1ª Mostra de Cinema Infantil promovida pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

O Mistério do Cachorrinho Perdido foi o filme que mais chamou a atenção da menina, que sonha em ter um, mas não pode por ser moradora de apartamento. Aos dez anos de idade, ela conta que é a segunda vez que foi ao cinema. “Eu achei muito bom poder participar desta mostra e ver os filmes. No cinema eu só fui uma vez com a minha vizinha, é muito legal”, disse Karolayne.

O auditório da Casa da Cultura Professora Neusa Nunes Vieira, que tem capacidade para 70 pessoas esteve lotado. Larissa Mastella, de 11 anos, já foi várias vezes ao cinema com os pais, mas, nunca em um passeio com os colegas e se mostrou bastante contente. Ao lado da auxiliar de professora, Priscila Mandelli, também estavam os gêmeos Mateus e Milena Souza, que não esconderam a satisfação de ir ao cinema pela primeira vez aos oito anos. “Eu vou contar em casa como é, achei muito legal”, disse Milena.

Na Mostra são apresentados 44 filmes brasileiros com duração de três a 15 minutos. De acordo com o presidente da FCC, Sérgio Luiz Zappelini, esta é a primeira vez que se promove uma Mostra de Cinema e nossa ideia é que ela seja realizada todos os anos para que além de promover a diversão da criançada, possamos despertar o senso crítico em cada um, por meio dos filmes clássicos. 

Entre os filmes apresentados estão títulos como: A raposa e a águia, A menina e o balanço, A mansão maluca do professor Ambrósio e A Conquista do Espaço. Evento que teve início no último dia 2 encerra nesta sexta-feira (13). Prestigiaram a Mostra 39 professores da rede municipal de ensino e de escolas particulares. Ao todo quase mil crianças passaram pelo local durante os dias de apresentações.