Cultura

1º Seminário Cultural: rumo à criação de calendário único de eventos culturais de Orleans

O evento teve como objetivo a criação de um calendário único de eventos do município

Há tempos, Orleans não faz jus ao título de “Cidade da Cultura”. Por isso, a noite de terça-feira (17) ficará marcada na história do município. Através do 1º Seminário Cultural de Orleans, foi dado o primeiro passo rumo à criação de um calendário único de eventos culturais da cidade, tendo em vista que esta é uma das áreas que mais carece de atenção do poder público, sendo, dessa forma, também uma das mais reivindicadas pela população.

O 1º Seminário Cultural de Orleans é uma iniciativa da Associação Empresarial de Orleans – ACIO e do Núcleo Jovem Empreendedor da associação, com parceria do Unibave e da Administração Municipal. O evento foi realizado no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre e contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas.

Para dar início, os presentes tiveram a oportunidade de assistir à palestra “A Integração é a Força da Cultura”, proferida por Eliza Karla Pigatto Docena, analista técnica em gestão cultural da Fundação Catarinense de Cultura. Em seguida, foram convidados a participar de uma dinâmica, dividindo-se em grupos e respondendo “onde estão os pontos culturais de Orleans?” e “quais eventos culturais existentes no município?”.

Os grupos foram formados tendo em vista as seguintes áreas culturais: história, museu, cinema, música, arte, educação e esporte. Dessa forma, os integrantes responderam às perguntas de acordo com a área na qual escolheram. Para finalizar, cada grupo escreveu uma frase simbolizando o conceito de cada área cultural no município.

Até o fim desta semana, será entregue o Manifesto Cultural Orleanense à Administração Municipal, construído a muitas mãos, de forma colaborativa. Através do calendário único de eventos culturais, será possível deixar um legado e o compromisso de criar ações que promovam a colaboração por meio da cultura.

“Pretendemos elencar e dar vida e continuidade na cidade de Orleans, que possui, realmente, grandes frutos culturais, os quais nós devemos explorar”, afirmou o presidente da ACIO, Ubirajara Pickler, o Bira. O prefeito, Marco Antonio Bertoncini Cascaes, agradeceu o empenho de todos os presentes e afirmou que o 1º Seminário Cultural foi de extrema importância para movimentar a cultura no município.

“Eu estou muito satisfeito em ver que vocês estão mexendo com a cultura, isso é muito importante. Nós nunca conseguiríamos fazer isso sozinho. Nós da Administração Municipal, através do Departamento de Cultura e Turismo, assumidamente, não iríamos dar nenhum passo nesse sentido. Então eu gostaria de agradecer à ACIO e ao Unibave”, afirmou. A gerente de cultura do município, Andreza da Rosa, e o reitor do Unibave, Elcio Willemann, também estiveram presentes no evento.

Durante a oportunidade, os participantes puderam assistir às apresentações musicais de Delair José, Paulovik Debiasi e Thyago Sampaio, que interpretaram o Hino de Orleans e a canção Conde Pobre, do artista orleanense Paulo Afonso Dalsasso, e também a apresentação do Grupo de Dança do Unibave.

Já ao fim do evento, os presentes se dirigiram para a Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre para visitar a Exposição Segmentos Culturais, que apresentou recortes históricos de pessoas e grupos que colaboraram para a criação do desenvolvimento do patrimônio cultural de Orleans e de região. A exposição será realizada até o dia 29 de novembro, aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h, e sábado, domingo e feriado, das 9h às 18h.

[soliloquy id=”157150″]