Geral

Abastecimento de água está em situação crítica em Orleans e Lauro Müller

Orientação da Samae e da Casan é que haja o uso consciente de água pelos consumidores

Divulgação

O Estado de Santa Catarina está sofrendo com a falta de chuva e alguns reservatórios de água já estão em estado crítico. É o caso dos municípios de Orleans e Lauro Müller. As represas dos municípios estão com os níveis baixos e já são considerados críticos.

A estiagem que se prolonga desde o mês de março, continua em abril. Os meses não tiveram chuvas significativas para aumentar os níveis nos locais de captação de água. Por isso, a Samae e a Casan pedem que a população tenha um consumo consciente da água.

Em Orleans, a represa da Samae fica na localidade do Rio Novo e nesta semana foi necessário abrir uma segunda comporta para aumentar a quantidade de água no local de captação. O diretor-presidente do Samae, Fábio Bett, explica como está a situação no município. “O nível da represa está bem baixo e já foi necessário abrir a segunda comporta. Há também a chegada de água do Rio Laranjeiras que é o que mantem hoje o abastecimento de água mais satisfatório”, ressalta.

Divulgação

Fábio também orienta a população a manter um consumo moderado. “Tenha a consciência de que estamos numa situação de abastecimento crítica em Orleans e que temos que usar somente o necessário. Vamos evitar estar lavando casa, calçada, carro, quintal. Vamos regar as plantas com regador e utilizar a água para os nossos afazeres domésticos de costume. Usar somente o necessário, porque a situação da represa é crítica”, comenta.

Em Lauro Müller, a situação também é preocupante. A represa Palermo está em um nível muito baixo e já está em situação crítica. O agente administrativo operacional da Casan, Diego da Rosa, também pede que a população colabore e economize água.

“Estamos contanto com a colaboração de todos. Não chegamos a ser afetados diretamente, mas precisamos da ajuda do consumidor. Evite lavar a casa e calçadas. É crucial não lavar o carro com água corrente e sim fazer uma lavagem a seco. Feche a torneira quando escova os dentes e lava as louças. Reúna as roupas e lave tudo de uma vez”, orientou o agente.

Nos dois municípios ainda não houve falta de água nos bairros, mas é importante a população colaborar com a economia de água até que os níveis se normalizem e a estiagem passe.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.