Geral

60 anos de extensão rural e pesquisa da Epagri são comemorados em Lauro Müller

Uma reunião foi realizada no auditório da Prefeitura de Lauro Müller em comemoração aos 60 anos de extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, durante a tarde desta segunda-feira (29). Além disso, o encontro teve como objetivo a explanação dos trabalhos realizados a nível municipal e estadual e a apresentação do planejamento das ações a serem realizadas em 2016 pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri.

O prefeito Fabrício Kusmin Alves; o secretário de Agricultura, Eliandro Bett Giongo; o técnico da Epagri, responsável pelo escritório municipal, Paulo César Freiberger; a extensionista Simone de Aguiar; o agrônomo responsável pela horticultura da Região Sul, Darlan Rodrigo Marques; o ex-prefeito Itamar Cacciatori; o padre Valmor Della Giustina; representantes de agências bancárias e de entidades agrícolas; funcionários e ex-funcionários da Epagri; além de produtores rurais do município, estiveram presentes na oportunidade.

O prefeito aproveitou a reunião para enaltecer a importância da atuação da Epagri no município. “Vocês, assim como nós da Administração Municipal, acreditam no potencial do nosso agricultor. Nós pensamos em nossos agricultores e pensamos positivo, pensamos grande. Contamos agora também com o apoio de um engenheiro agrônomo e vamos avançar sempre para colher novos frutos. A agricultura já superou a mineração em termos de economia. Lauro Müller está na contramão, enquanto o Brasil está em crise, nós estamos crescendo”, disse Fabrício Kusmin Alves.

O responsável pelo escritório local, por sua vez, falou sobre a satisfação de trabalhar para a Epagri. “Trabalhei dez anos em uma empresa e saí dela porque lá só se defendia os interesses da empresa. Na Epagri, exercemos um trabalho com autonomia, em defesa do agricultor. Ter liberdade para defender o agricultor é gratificante. É por isso que os 60 anos da Epagri me emocionam. Através deste trabalho, garantimos a diminuição de produtos externos e valorizamos os produtores locais. Por isso, quero agradecer aos agricultores, às entidades parceiras e à Prefeitura por essa oportunidade de trabalho e de viver bem”, afirmou Paulo César Freiberger.

A Epagri esteve bastante presente também na vida do secretário de Agricultura, Eliandro Giongo. “Durante 38 anos, eu acompanhei o trabalho da Epagri. Desde criança, eu acompanhava meu pai em todos os compromissos e vi a evolução deste trabalho. Fico muito feliz por ver que meu pai ajudou a construir a história da Epagri na região e de poder dar continuidade a estes trabalhos, podendo ajudar e trabalhar pelo desenvolvimento do município. No meu sangue, tenho a vivência do trabalho de agricultor”.

O padre Valmor também aproveitou a oportunidade para falar sobre sua experiência. “A agricultura tem um significado muito importante para mim. Lembro até hoje de um curso que minha mãe fez. Por conta disso, nunca mais perdemos um queijo. Antes, era comum que azedasse. Vemos o progresso da agricultura. Em um mundo onde as pessoas estão ficando alienados, sem plantar nem em uma horta, os técnicos da Epagri são verdadeiros profetas. Sem este trabalho, nós seriamos reféns de uma agricultura concentrada na mão de poucos. Não canso de agradecer. Onde mais poderíamos encontrar apoio? A Epagri tem exercido uma função muito importante e tem um grande compromisso com a saúde e com o povo brasileiro”, declarou.

[soliloquy id=”170307″]