Geral

70 anos de Banda Santa Bárbara

Fundada em 1942 a banda sobreviveu a inúmeras crises e dificuldades

Apesar de inúmeras crises e problemas, especialmente de ordem financeira, a Banda Musical Santa Bárbara do município de Lauro Müller, resiste ao tempo e as dificuldades, incluindo a falta de novos músicos, que chegaram a quase provocar sua extinção.

Neste mês de novembro a banda está de aniversário e comemora 70 anos de sua fundação. Para festejar a data, uma Missa em Ação de Graças, será celebrada na igreja matriz, no dia 17 de novembro (sábado), às 19 horas. E no domingo (18), um encontro com desfile de bandas vai acontecer no Centro da cidade. Ao meio dia será servido um almoço para convidados e às 13h30min, haverá apresentação de bandas no pavilhão de Festas da igreja matriz.

Origem da banda

A Sociedade Musical Santa Bárbara teve origem na formação de uma bandinha, assim chamada na época, por um pequeno grupo de músicos, operários da indústria carbonífera, no ano de 1942.

Posteriormente, em 15 de novembro de 1962, foi constituída uma entidade com o nome de Sociedade Musical Cruz de Malta, devidamente registrada no Cartório de Orleans. Seu primeiro Presidente foi Walmor Jung.

A denominação foi alterada em 04 de novembro de 1964, para Sociedade Musical Santa Bárbara, em homenagem à Padroeira dos Mineiros. Foi considerada de Utilidade Pública pela Lei Municipal n°. 440 de 12 de setembro de 1980.

Conta com sede própria, inaugurada em 30 de março de 1985, em terreno doado pela Prefeitura Municipal que também entrou com a mão de obra.

Composição da atual Diretoria:

Presidente de Honra – Vilmar Gazola
Presidente – Ademir Bittencourt
Vice-Presidente – Everson Luiz Meis
Secretário – Rildo do Nascimento
2º Secretário – Vânio Bittencourt
Tesoureiro – Robson Luiz Citadin
2º Tesoureiro – Eduardo Araújo

Conselho Fiscal
Membros Efetivos:
Augusto Estevam Tournier
Eduardo Bett
Laércio Cesconeto

Membros Suplentes:
Darcionei Cardoso
Fernando Bittencourt
Luiz Antonio Just