Geral

Radar meteorológico do Sul de SC ficará em Araranguá, diz Defesa Civil

Instrumento móvel passa por testes nos Estados Unidos. Segundo a Defesa Civil, aparelho estará em uso até o fim do 1º semestre.

Radar do Sul de SC passa por testes nos Estados Unidos (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Radar do Sul de SC passa por testes nos Estados Unidos (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

A Defesa Civil divulgou, nesta quarta-feira (29), que o radar meteorológico adquirido para uso no Sul do estado será instalado em Araranguá. Ainda de acordo com o órgão, o aparelho estará em funcionamento até o final do primeiro semestre.

O radar, que é móvel e poderá ser levado para outras cidades, ficará no espaço já destinado à construção da Centro Regional da Defesa Civil no município. A decisão sobre a cidade foi tomada pela Defesa Civil, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Cenad e pela Enterprise Eletronics Corporation – EEC, empresa contratada para a fabricação.

Desde segunda-feira (27), o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e três técnicos do órgão estão no estado do Alabama, nos Estados Unidos, realizando a certificação do radar na sede da EEC. “Com esse radar, 100% do nosso estado estará coberto, o que facilita e intensifica o nosso trabalho de emissão de alertas e gestão de riscos”, disse Moratelli.

A ordem de serviço foi assinada em 17 de janeiro. A empresa realiza testes e tem 180 dias para a conclusão. O aparelho conta com uma antena de 2 metros, um gerador, um sistema de reboque, além da central de comando.

Contrato

O contrato para a fabricação do radar meteorológico do Sul de Santa Catarina foi assinado com a empresa norte-americana em 4 de dezembro de 2016, após licitação.

O equipamento custará R$ 3.401.222,00 e terá recursos do Pacto por SC. Segundo o órgão, o valor é 30% menos do que o preço máximo estipulado na licitação.

O radar deverá cobrir 52 municípios da região e poderá ser transportado para qualquer região do Estado, caso haja necessidade.

Juntos, os três radares vão cobrir 100 do território catarinense (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Juntos, os três radares vão cobrir 100 do território catarinense (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Radares de Lontras e Chapecó

Atualmente, está em operação o de Lontras, no Vale do Itajaí, que tem a maior cobertura. De acordo com a Defesa Civil, ele alcança 78,41% do território catarinense, o que corresponde a 192 municípios ou 74. 546, 87 km². O radar é usado para a emissão de alertas.

Em outubro, foi assinada a ordem de serviço para a construção da torre onde vai ficar o segundo radar meteorológico do estado, em Chapecó, no Oeste.

Ele terá cobertura de 42,74% do território catarinense, o que corresponde a 78 municípios ou 40.641, 5 km². O equipamento está em fabricação na Alemanha. A Defesa Civil informou que ele estará em funcionamento até o final do primeiro semestre de 2017.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município