Saúde

Autismo é lembrado em passeata, em Laguna

Autismo é lembrado em passeata, em Laguna

Foto: Elvis Palma/DS

Como forma de sensibilizar a população, uma passeata ocorreu nessa sexta-feira (31), em Laguna, em virtude do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data é lembrada no dia 2 de abril e muitas ainda são as dificuldades enfrentadas por autistas e familiares.

A falta de conhecimento sobre o distúrbio e o preconceito ainda são as principais dificuldades. Para Carolina Lopes Natal, presidente da Associação de Amigos do Autista – AMA, de Laguna, é importante conscientizar as famílias e a comunidade em geral.

“As pessoas que não conhecem o autismo costumam julgar ou discriminar. Os pais devem acompanhar o processo evolutivo da criança, pois é difícil identificar cedo. O autismo não é identificado em exames, mas através da percepção dos pais quanto à dificuldade de comunicação, de andar, entre outros”, explica.

Segundo Carolina, a criança autista costuma não manter contato visual, muitas vezes aponta objetos e não fala. “Por vezes, pula etapas, ou seja, quase não balbucia palavras, mas vai falar mais tarde, não chega a engatinhar e começa a andar etc. Porém, é importante saber que as crianças autistas aprendem no tempo delas e é preciso paciência, boa vontade e muito amor”, ressalta a presidente da AMA.

Além disso, Carolina reforça a importância de procurar um especialista. “Quando os pais notarem que a criança apresenta estas dificuldades, é essencial procurar um neuropediatra, pois não existe exame que detecte o autismo. E, muitas vezes, o pediatra não vai conseguir identificar, dizendo que é normal. Quanto mais informação desencontrada, mais tempo se perde. O autismo não tem cura, mas diminuir a estereotipia e ecolalia, além de reverter muita coisa se diagnosticado antes”, ressalta.

A passeata sexta em Laguna contou com a participação de alunos da Apae e Alpas e de quatro unidades escolares.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Pedágio da Associação de Amigos do Autista arrecada mais de R$ 15 mil

Voluntários estiveram espalhados em onze pontos de coletas.

Associação de Pais e Amigos dos Autistas é alvo de investigação do Ministério Público

Autismo em pauta em seminário promovido pela Apae de Orleans e Alesc