Turismo

Turismo de observação de baleias será retomado

Turismo de observação de baleias será retomado

Foto: Divulgação

O turismo embarcado para observação de baleias no litoral catarinense será finalmente reativado. A expectativa é que a prática, suspensa há quatro temporadas, volte ainda este ano nas cidades de Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes. A atividade fora suspensa em 2013.

O retorno das atividades deve seguir o plano de fiscalização elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. “Sempre defendemos, enquanto instituição, esta prática. Estamos construindo o parecer técnico e esperamos que fique pronto o mais rápido possível, para que a atividade seja retomada ainda este ano”, salientou o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, em audiência com o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, terça-feira, em Brasília.

Para Acélio, a atividade, realizada de forma responsável e seguindo as normas do ICMBio, contribui não apenas para o turismo. “A conscientização ambiental e a preservação do meio ambiente também ganham, e muito”, falou.

A atividade estava suspensa desde 2013, após uma ação civil pública do Instituto Sea Shepherd. Agora, com a conquista na esfera jurídica, o presidente do Instituto Baleia Franca – IBF, Enrique Litman, espera aumentar a movimentação de turistas nos municípios. Presente na reunião, o diretor de Produtos e Destinos da Empresa Brasileira de Turismo – Embratur, Humberto Pires, ressaltou a importância da retomada da atividade para impulsionar o turismo brasileiro, até no exterior.

Os diretores do ICMBio ressaltaram ainda que haverá a constante avaliação do turismo embarcado e as operadoras estão sujeitas a punições e multas, além da suspensão das atividades. Participaram da reunião o coordenador-geral do ICMBio, Pedro da Cunha, os diretores Paulo Carneiro e Marcelo Marcelino, o procurador-geral do Estado de Santa Catarina, Claudio de Moura, e a assessora especial da Secretaria de Articulação Nacional, Giliane Zanchett.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Mais um furto a carro de veranista é registrado em Imbituba

Crime desta vez ocorreu na Praia do Luz.

Operação Guarida flagra menores em situação de risco de exploração sexual no litoral e serra catarinense

Em Santa Catarina, os policiais visitaram 17 pontos vulneráveis, como boates e postos de combustível, identificados às margens das rodovias federais.