Geral

IFSC confirma curso de Engenharia Civil no Câmpus Criciúma

IFSC Criciuma

Foto: Divulgação / Comunicação IFSC

O Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC aprovou, nesta segunda-feira (18), a abertura do curso superior de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma. A previsão é de que a primeira turma inicie já no primeiro semestre de 2018. Com a nova oferta, o IFSC passa a ser a única instituição pública a oferecer o curso de Engenharia Civil entre Porto Alegre e Florianópolis.

O curso terá ingresso anual, com 40 vagas por turma. Com duração de dez semestres, a carga horária total é de 3920h, incluídas 160h de TCC e 160h de estágio supervisionado. A primeira turma será no período noturno. A seleção será feita pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu, do Ministério da Educação, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

“Temos uma expectativa muito boa em relação à qualidade do curso. O Câmpus Criciúma possui uma estrutura com laboratórios equipados e a previsão de ampliação de novas salas de aula e laboratórios nos próximos anos. Atualmente, são 14 docentes na área, além de outros professores, mestres e doutores, que irão compor o corpo docente. Um dos diferenciais deste curso é o corpo docente com dedicação exclusiva, além de ser um curso totalmente gratuito, com 10% da carga horária voltada para atividades de extensão e uma formação com ênfase em práticas e tecnologia das construções”, explica o professor Cleidson Rosa Alves, um dos responsáveis pela elaboração do Projeto Pedagógico.

A professora Graziela Olivo Fermo, que também atuou na elaboração do PPC, destaca a experiência do corpo docente e a infraestrutura já implantada no Câmpus, que oferece o curso técnico em Edificações. “O curso possui como diferencial um corpo docente composto exclusivamente por mestres e doutores, com experiência prática e didática e no ensino técnico e superior. Outro diferencial é a infraestrutura já implantada e pronta para o uso do acadêmico. Temos os laboratórios de Química, Física, Desenho, Maquetes, Topografia, Sistema Estruturais, Materiais de Construção, Práticas Construtivas, Solos e Elétrica, que irão proporcionar ao aluno a aplicação prática desde o primeiro semestre”, afirma.

Único na região

Principal cidade entre as capitais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Criciúma tem na construção civil um importante setor da economia. O IFSC Câmpus Criciúma passará a ofertar o único curso de Engenharia Civil de uma instituição pública entre a UFRGS, em Porto Alegre, e a UFSC, em Florianópolis.

“Criciúma é uma cidade polo da construção civil e sedia as principais construtoras do Estado. Além de atendermos a uma demanda existente na região, com o curso de Engenharia Civil conseguimos verticalizar a oferta do Câmpus, que já possui o curso técnico em Edificações”, destaca o diretor-geral, Lucas Dominguini.

No Câmpus Criciúma, o IFSC oferta os cursos técnicos em Edificações, Química, Mecatrônica e Eletrotécnica. A Engenharia Civil será o terceiro curso superior: a instituição já conta com as graduações em Licenciatura em Química e em Engenharia Mecatrônica.

A expectativa agora passa pela ampliação da estrutura física do Câmpus. Em outubro, deve ser lançada a licitação para a construção de um novo bloco de sala de aulas. Com o novo bloco, a intenção é ampliar o ingresso em cursos superiores e a oferta de novos cursos. “O espaço físico de que dispomos atualmente no Câmpus Criciúma é suficiente para implantarmos a Engenharia Civil com ingresso anual. O que queremos, com a construção de um novo bloco, é garantir o ingresso semestral na Engenharia Civil e também na Engenharia Mecatrônica”, afirma o diretor do Câmpus Criciúma.

Colaboração: Comunicação IFSC

Notícias Relacionadas

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Prazo para inscrições em cursos técnicos do IFSC termina nesta segunda

Na região sul do Estado, são nove cursos nas unidades do IFSC em Araranguá, Tubarão e Criciúma. Todos têm inscrição gratuita e terão processo seletivo realizado por sorteio público.