Geral

Prédios municipais, estaduais e federais de Criciúma estão em situação irregular

Prédios municipais, estaduais e federais de Criciúma estão em situação irregular

Foto: Divulgação

Dois inquéritos civis foram abertos pela 5ª Promotoria do Ministério Público para investigar a situação dos prédios ocupados pela prefeitura e por órgãos estaduais e federais em Criciúma. Muitos deles estão em situação irregular, inclusive o prédio da Justiça Federal e até a sede do Corpo de Bombeiros.

O laudo dos bombeiros aponta problemas em diversos prédios públicos. Entre eles secretarias municipais, o prédio onde funciona a prefeitura, quatro delegacias e a agência de desenvolvimento regional, além do prédio da Justiça Federal e a sede do Corpo de Bombeiros.

O habite-se e o alvará dos bombeiros são os documentos que estão em regularização em muitos dos casos.
Segundo o tenente Samuel Ambrósio, de Corpo de Bombeiros, o batalhão dos bombeiros está em regularização por causa de uma obra no prédio. O prazo para regularizar o habite-se é até 15 de fevereiro de 2019. Em relação às demais repartições públicas, o tenente diz que não há riscos iminentes.

A procuradora do município, Ana Cristina Flores, informou que a prefeitura ainda não recebeu notificação do Corpo de Bombeiros. Já a ADR informou em nota que a Dpcami, umas das irregulares, receberá uma nova estrutura edificada nos moldes previstos e em conformidade com o corpo de bombeiros.

Os demais prédios públicos como ADR e o IGP, por se tratarem de prédios muito antigos, não estão em conformidades com a nova legislação, mas possuem acessibilidade e equipamentos de segurança vitais como extintores, por exemplo. O Governo Federal não se manifestou sobre o caso.

Relação das edificações públicas com algum tipo de irregularidade, conforme os bombeiros:

Fórum de Criciúma
Teatro Elias Angeloni
Secretarias Estaduais (ADR, IGP e Ciretran)
Secretarias Municipais (prédio da Prefeitura, Secretaria da Infraestrutura, Famcri)
Vigilância Sanitária
INSS
Ministério Público do Trabalho – Tribunal Regional da 12ª região
Procuradoria do Trabalho
Centro de eventos José Ijair Conti
Justiça Federal
Receita Federal
Delegacias Central, 1ªDP, 2ª DP e Dpcami
Sede do 4º BPM

Situação de prédios que são patrimônio municipal

Dois incêndios em prédios da prefeitura nos últimos anos chamaram atenção para a falta de um plano de segurança nos prédios públicos, um deles patrimônio histórico. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia levou a discussão à promotoria, que instaurou os inquéritos.

Outros 20 prédios são tombados pelo patrimônio histórico em Criciúma. A comissão de obras da Câmara de Vereadores de Criciúma organizou uma audiência pública para discutir a situação de cada um dos prédios municipais. Ele será realizada às 19h desta quarta-feira (4), no auditório da ACIC.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Cidasc apreende agrotóxicos contrabandeados e interdita lavoura em Nova Veneza

Fiscal afirma que não se sabe malefícios que produto irregular pode causar na população. Proprietário de lavoura interditada foi multado.

Prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, emite nota contra ação do Ministério Público

Prefeito ameaçou tomar medidas institucionais contra o promotor Marcus Vinícius de Faria Ribeiro.

Mulher se recusa a sair de carro irregular em Tubarão

Itália condena três brasileiros por corrupção em cidadanias

Segundo a acusação, eles ajudaram cerca de 500 cidadãos brasileiros a obterem, de maneira ilícita, a cidadania italiana.