Poder Legislativo

Proposta criando o Agosto Laranja é apresentada no legislativo

Foto: Divulgação

Foi protocolado nesta terça-feira, na Câmara Municipal de Içara o projeto de lei que institui como Agosto Laranja, o mês de agosto e o insere no calendário municipal oficial de eventos do município. A proposta foi de iniciativa da vereadora Edna Benedet da Silva.

“O projeto de lei foi construído por inúmeras mãos, sendo fruto e resultado de várias reuniões com instituições (APAE), pessoas portadoras de deficiências e pais de filhos com deficiência, que reivindicam que o nosso município tenha um olhar atencioso a essa população, criando leis e instituindo políticas públicas que garantam direitos e a inclusão social”; destacou a vereadora Edna Benedet da Silva.

Conforme o texto fica instituído no município de Içara o mês “Agosto Laranja”, dedicado à realização de ações de “Conscientização e Prevenção às Deficiências”. O Poder Executivo, através de ações nas áreas da educação, saúde, assistência social, planejamento e obras, em conjunto com as entidades afins, poderão realizar campanhas de conscientização, prevenção e mobilidade das pessoas com deficiências.

Durante o mês de Agosto de Conscientização e Prevenção às Deficiências preferencialmente serão abordados todos os tipos de deficiências, sejam as físicas, intelectuais, auditivas, visuais, múltiplas e síndromes de caráter transitório ou permanente, bem como suas causas, considerando os indivíduos nos diferentes ciclos da vida, de forma a garantir, inclusive, a abordagem de especificidades.

Sendo que as atividades desenvolvidas no Agosto Laranja, visam ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional, e para combater o preconceito e a discriminação. O projeto de lei segue para leitura em plenário, antes de ser encaminhado às comissões permanentes da Casa, para ser analisado. E depois colocado em votação.

Colaboração: Câmara de Vereadores de Içara

Notícias Relacionadas

‘Agosto Laranja’ conscientiza prevenção às deficiências em Orleans

Estima-se que 70 a 80% dos casos de pessoas deficientes poderia ser evitado.

Polícia Civil apura caso de estelionato que deixou prejuízo de R$ 500 mil em SC

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Criciúma e Içara

Tigre: Mais doações ao RS partiram do Heriberto Hülse

SC passa de 180 mortes por dengue, mas vacinação segue baixa

Estado já registra 267.977 casos confirmados da doença em 2024. Vacinação no público-alvo segue abaixo dos 35% em todas as regiões onde é aplicada.