Sem Categoria

Penitenciária Feminina de Criciúma será inaugurada na próxima terça-feira

Foto: Comunicação SJC

Será inaugurada, no dia 30 de janeiro, a Penitenciária Feminina de Criciúma. A solenidade que marca a entrega do espaço está prevista para as 10 horas. Localizada ao lado da Penitenciária Sul, a estrutura conta com 286 vagas e é a primeira unidade para mulheres condenadas no Estado.

“A penitenciária irá oferecer toda a infraestrutura necessária para atender a mulher presa de acordo com o que determina a Lei de Execuções Penais (LEP). No Brasil, não existe prisão perpétua, para isso precisamos oferecer todas as condições para que estas mulheres saiam com vontade de viver”, ressalta a Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

Além de Criciúma, a Secretaria de Justiça e Cidadania está construindo outras três unidades com todas as condições adequadas ao público feminino nos municípios de Chapecó, Itajaí e Joinville, todas com creche, berçário, sala de aleitamento e espaços para o estudo e trabalho.

“Nosso planejamento prevê a extinção dos presídios mistos em todo o estado até 2019. Quase todas as unidades do Estado que abrigam mulheres eram espaços criados para custódia de presos masculinos, agora estamos trabalhando para entregar espaços físicos adequados, penitenciárias e presídios femininos de acordo com as particularidades da mulher, uma grande conquista para o sistema penitenciário catarinense”, finaliza Ada.

Colaboração: Comunicação SJC

Notícias Relacionadas

AO VIVO: Tribunal julga Moisés pelo caso dos respiradores

A sessão acontece por videoconferência, devido ao risco apresentado pela pandemia.

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Revitalização da SC-390 inicia em agosto, garante secretário de Estado da Infraestrutura

A afirmação foi repassada à reportagem do Sul in Foco pelo secretário Paulo França. O investimento será de aproximadamente R$ 9,6 milhões.