Geral

DNPM autoriza Prefeitura de Maracajá extrair seixo do Rio Mãe Luzia

Em companhia do secretário de Turismo e Meio Ambiente Antenor Rocha e do diretor de Agricultura, Luiz Martinello, a vistoria iniciou nos limites com Forquilhinha e se estendeu até a localidade de Cedro, nos limites com Araranguá.

Foto: Divulgação

Concluindo um processo complexo, iniciado no ano passado, e que exigiu a superação de etapas técnicas, ambientais e administrativas, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) autorizou a Prefeitura de Maracajá extrair, pelos próximos cinco anos, do Rio Mãe Luzia, seixo rolado para utilizar no revestimento de vias não pavimentadas e nas que serão pavimentadas futuramente.

“É uma forma sustentável de realizar o serviço público necessário em nossa malha viária de mais de 27 quilômetros, pois o leito do nosso rio está assoreado e retirando este material vamos contribuir com a natureza, evitando alagamentos em nosso território”, disse o prefeito Arlindo Rocha, que na sexta-feira passada percorreu de barco a remo, mais de 10 quilômetros do Rio Mãe Luzia.

Em companhia do secretário de Turismo e Meio Ambiente Antenor Rocha e do diretor de Agricultura, Luiz Martinello, a vistoria iniciou nos limites com Forquilhinha e se estendeu até a localidade de Cedro, nos limites com Araranguá. A concessão para extração em três locais entre Forquilhinha e Maracajá foi entregue nesta quarta-feira (16) pelo superintendente em Santa Catarina do DNPM, Gilmar Oliveira Gonçalves.

“O superintendente do DNPM prestou um serviço inestimável para o município de Maracajá, contribuindo para que cada etapa do processo fosse superada”, enfatizou o prefeito Arlindo Rocha. A economia de recursos ainda está sendo estimada, mas dois dados indicando a importância da concessão. Em 2017, primeiro ano do governo, em apenas seis meses, aproximadamente, foram investidos mais de R$ 100 mil em transporte e material para revestimento de vias sem pavimentação.

“No primeiro ano fizemos investimentos tímidos neste setor, pois era preciso, antes de tudo, colocar a casa em ordem”, justificou Rocha. Em 2016, somente depois das eleições de outubro, a administração municipal pagou mais de R$ 200 mil em pedras britadas para revestimento de vias sem pavimentação do município. “Somando-se a contribuição ao meio ambiente com a economia de recursos, temos motivos para comemorar a concessão fornecida pelo DNPM”, finalizou Arlindo.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maracajá

Notícias Relacionadas

PRF flagra caminhão com seis metros de carga para fora da carroceria na BR-101 em Maracajá

O M.Benz, com placas de Criciúma, transportava toras de madeira até Araranguá.

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Cão-bombeiro de SC morre em serviço durante busca por pessoa desaparecida em rio em Içara

Cachorro Barney pulou na água em Içara e não voltou mais à superfície. Em fevereiro, animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).

Polícia flagra extração ilegal em Orleans

Dois caminhões com placas da cidade estavam atuando no trabalho. Havia ainda uma máquina dentro do rio extraindo o seixo do leito.