Geral

Lobo-marinho aparece em Imbituba

Foto: Divulgação

A praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, recebeu, na tarde de terça-feira (3), um visitante ilustre. Um lobo-marinho passou toda a tarde no local.

A presença do simpático mamífero foi monitorada pelo Instituto Australis e pela Udesc, executores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O lobo-marinho, que vive em pequenas ilhas desabitadas, como algumas do Uruguai, ou em zonas de costa, às vezes precisa se arriscar em alto mar atrás de alimento, geralmente peixes, mexilhões e polvos. O visitante voltou ao Oceano Atlântico no mesmo dia, e seguiu sua viagem.

A equipe de biólogos e veterinários isolou e identificou a área, para que o animal, que é assim chamado por emitir sons que parecem um uivo, não fosse incomodado, o que sensibilizou os moradores locais e curiosos sobre a ocorrência da espécie.

A equipe continua monitorando o animal, que, assim como seu parente leão-marinho, possui orelhas, diferenciando-se das focas e morsas. A orientação para a população ao se deparar com a presença de animais na praia é entrar em contato pelo telefone 0800-642-3341, para que uma equipe de veterinários vá ao local fazer uma avaliação.

Monitoramento das praias no país

O PMP-BS foi criado para avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Por meio dele, as praias são monitoradas, e os animais encontrados recebem atendimento veterinário. Aqueles já encontrados sem vida são submetidos a uma necrópsia.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Domingo será de sol em Santa Catarina